A Revista GepesVida, em seu oitavo número, apresenta-se com uma Edição Especial, valiosa contribuição de estudiosos/as que participaram do X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA, evento promovido pelos/as discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
Em sua décima edição, o EDEA teve como temática “Como ser coletivo em tempos de retrocesso?”, e foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2018, nas dependências da FURG, Campus Carreiros, no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul – CIDEC Sul.
O encontro possibilitou discussões de educadores/as e pesquisadores/as ambientais que problematizam as demandas da crise sócio-ambiental nos contextos locais, regionais e global, com intensa participação da comunidade acadêmica, professores/as das redes públicas de ensino e movimentos sociais. Nesse cenário, o EDEA projeta-se como um dos mais importantes eventos de Educação Ambiental do Brasil, além de ter recebido palestrantes, apresentadores/as de trabalhos e ouvintes de outros países. De modo geral, a diversidade e a multiplicidade de abordagens teórico-práticas se faz presente nos estudos e pesquisas realizadas pelos/as autores/as dos textos que compõem este exemplar.
Em nome de toda a equipe editorial da Revista GepesVida, resta-nos agradecer a parceria e confiança que nos foi depositada pelos/as organizadores/as do evento. Confiamos que nos próximos anos possamos estreitar ainda mais os laços entre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, representadas por seus respectivos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG, Educação – PPGE/UNIPLAC e Ambiente e Saúde – PPGAS.
Desejamos a todos e todas uma excelente leitura e experiência dialógica com os artigos desta edição.
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Álvaro Luís Ávila da Cunha, José Antonio da Silva Ferreira Junior, Rafaela Gonçalves Bellinazo |
|
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
PDF
|
Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolci, Pauline Apolinário Czarneski Rezende |
|
A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
PDF
|
Alice Paniz Fontoura, Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel |
|
O POTENCIAL DA LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS |
PDF
|
Sabrina Meirelles Macedo, Pâmela Saraiva Miranda, Narjara Mendes Garcia |
|
A ARQUEOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL |
PDF
|
Gabriel Loterio Marques, Horacio Rodrigo Souza Rodrigues, Caio Floriano dos Santos |
|
QUE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É ESSA DA QUAL FALAMOS? |
PDF
|
Larissa Rodrigues de Oliveira, Elisabeth Brandão Schmidt |
|
MBARACÁ ENTRE A ESCOLA E A NATUREZA |
PDF
|
Maria de Fátima Nascimento Urruth-Kuawá Apurinã, Claudia Mariza Mattos Brandão, Miguel Monteiro Gallo |
|
A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida.
Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.