O TRABALHO ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CAMPO

Denise Martins Bloise

Resumo


O presente estudo objetiva analisar o princípio educativo contido na categoria do trabalho, correlacionando com dois grupos de agricultores familiares, residentes na Região de Natividade no Estado do Rio de Janeiro, e na Região do Brejal, em Petrópolis, RJ. Pretendemos investigar as modificações ocorridas no mundo do trabalho, com ênfase nas análise de Lukács, Organista, Antunes e Marx. Buscamos refletir sobre o trabalho desenvolvido por esses dois grupos de agricultores, estabelecendo um paralelo entre eles e averiguando sua característica camponesa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo.

Palavras-chave


Trabalho; Educação; Campo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 9ª reimpressão:2007.

BLOISE, Denise Martins. Análise do processo de organização dos Agricultores da FAZENDA PEDRAS ALTAS, BREJAL, PETRÓPOLIS, RJ-Um Estudo de Caso à Luz da Produção Agroecológica. Tese (Doutorado em Psicossociologia de comunidades e Ecologia social), Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

BLOISE, Denise Martins. As práticas agrícolas dos Agricultores Familiares Natividade e a Educação Ambiental Crítica. Rio de Janeiro: UERJUCAM/JBRJ, 2009.

GONZÁLES DE MOLINA, Manuel e SEVILLA GUZMÁN, Eduardo. Ecologia, Campesinato e Historia. Para uma Reinterpretacion del Desarrollo del Capitalismo em la Agricultura. In: SEVILLA GUZMÁN, Eduardo e GONZÁLEZ DE MOLINA, Manuel (orgs.). Ecologia, Campesinato e Historia. Madrid: La Piqueta, 1993.

LUKÁCS, Gyorgy. Para Uma Ontologia do Ser Social I. São Paulo: Boitempo Editorial:2012. Disponível em:file:///C:/Users/Denise/Downloads/Luk%C3%A1cs%20-%20Para%20uma%20Ontologia%20do%20Ser%20Social%20(boitempo)%20(2).pdf Acesso em: 19.02.2015

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Os Pensadores (coleção).São Paulo: Nova Cultural, 4.ed: 1987.

ORGANISTA, José Henrique Carvalho. O Debate sobre a Centralidade do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

PLOEG, Jan Douwe Van Der. M. Camponeses e Impérios Alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2ed, 2008.

SOUZA JUNIOR, Justino. Princípio Educativo e Emancipação Social: Validade do Trabalho e Pertinência da Práxis. 33ªReunião da ANPED, Caxambu, 2010.

Disponível em:

http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT09-5974--Int.pdf Acesso em: 05.03.2015