A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA

Alice Paniz Fontoura, Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel

Resumo


Sendo a Educação Ambiental (EA) um tema transversal de fundamental importância para a sociedade, que tivemos a iniciativa de investigar no Livro Didático (LD) de Química a temática da EA, bem como a relação com a saúde e a alimentação, constituindo-se o objetivo deste estudo. Para tanto, os LD de química analisados estão inseridos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Portanto, urge ampliarmos o entendimento sobre a EA nos materiais didáticos, a fim de formar alunos com pensamento crítico, tornando-se agentes transformadores. A outra questão emergida proposta por este estudo diz respeito à introdução de temáticas como dos agrotóxicos no trabalho dos conceitos que envolvem o conteúdo soluções nos LD de Química do 2º ano como indicativo para relacionar a EA, intrínseco a saúde.

Palavras-chave


Questão Socioambiental; Livro Didático de Química; Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química – guia de livros didáticos – ensino médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/ Acesso em: 10 agosto de 2018.

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: Diário Oficial da União, 28 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em 17 de agosto de 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2018.

CASTRO, Ronaldo Souza de. Autonomia intelectual: condição necessária para o exercício da cidadania. In LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2011.

DOMINGUINI, Lucas; ORTIGARA, Vidalcir. Análise de conteúdo como metodologia para seleção de livros didáticos em química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais... Brasília, DF: IQ/UnB, 2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0434-2.pdf. Acesso em 30 agostode 2018.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio. São Paulo: Ática: 2016.

KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação Ambiental nos PCN. In:LISBOA, Carlos Pampola; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação Ambiental: da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LISBOA, Julio Cezar Foschini et al. Ser protagonista: química, 2º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2016.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental crítica nas escolas: desafios. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, (p. 66-72), 2007.

MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005.

NEVES, Samara Grativol. Educação ambiental nos livros didático: região da grande Dourados - MS. Horizontes - Revista de Educação, Dourados, 2014. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2719. Acesso em: 01 setembro 2018.

REIS, Pedro Rocha dos. Os Temas Controversos na Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, 2007, p. 125-140. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/257133042_Os_Temas_Controversos_na_Educacao_Ambiental. Acesso em: 20 agosto de 2018

SANTOS, Maria Glória de Faria Nunes dos. Educação ambiental no livro didático brasileiro. Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiás, v. 33, p.49-70, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4242/4172. Acesso em: 02 setembro de 2018.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

UHMANN, Rosangela Inês Matos; VORPAGEL, Fernanda Seidel; GÜNZEL, Rafaela Engers. Livros didáticos de química em foco na educação ambiental e alimentar. Revista eletrônica mestrado educação ambiental. Rio Grande, v. 35, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256. Acesso em 04 setembro 2018.

VOICHICOSKI, Maria Silvana Rodrigues; MORALES, Angélica Góis. Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p.239-254, 2011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3507. Acesso em: 25 agosto de 2018.




Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.