TERRITORIALIDADES DA LÍNGUA POMERANA: CULTURA, IDENTIDADE E MUNDO ESCOLAR

Myrna Gowert Berwaldt, Carmo Thum

Resumo


O presente trabalho se propõe analisar as dimensões da cultura e da identidade a partir dos referenciais de língua materna de Povos e Comunidades Tradicionais, segmento pomerano. Abordamos o contexto cultural e os processos de identidade deste povo, centrando a analise nas questões dos direitos lingüísticos, especialmente os de lingua materna e seus usos nos espaços escolares. O processo de produção dos dados se deu por meio de Pesquisas de Campo, nesse movimento foram realizadas entrevistas com os sujeitos da cultura local e inserção em escolas na Serra do Tapes. Analisamos as negações de direitos de língua materna, efetivadas ao longo dos anos aos povos tradicionais. Concluimos que cultura e lingua materna são elementos constitutivos da identidade fortalecendo a importancia um processo de revitalização da lingua por meio de lutas identitárias.

Palavras-chave


Cultura pomerana; Língua materna; Práticas educativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTENHOFEN, Cléo V; BROCH, Ingrid K. Fundamentos para uma “pedagogia do plurilinguismo”baseada no modelo de conscientização linguística (language awareness). In: BEHARES, LuisE. (Org.). VEncuentro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas.Universidad de la República y Asociación de Universidades Grupo Montevideo: Montevideo, 2011. p. 15-24.

BALBONI, Paolo Emilio (Org.). Nozionario di Glottodidattica. Disponível in: www.unive.it/alias. Acesso em julho de 2018.in: http://seer.ufrgs.br/organon/article/viewFile/30433/18873.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 2008.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolingüística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.

LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

MAHER, T. M. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: CAVALCANTI, M. C. & BORTONI-RICARDO, S. M. (Orgs.) Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: mercardo das Letra, 2007.

THUM, Carmo. Extensão e Formação: Interfaces entre Memória e História, Povos Tradicionais e Infâncias do Campo. Anais. Endipe. 2014. Disponível em: http://www.uece.br/eventos/xviiendipe/. Acesso em: 14 08 2018.

THUM, Carmo. Povos e Comunidades tradicionais: aspectos históricos, conceituais e estratégias de visibilidade. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental, Edição especial. XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, p. 162 -179, junho, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/willian/AppData/Local/Temp/6899-19960-1-PB.pdf. Acesso em: 18/08/2018.

RONCARATI, Claudia. Prestígio e preconceito linguísticos. In: Cadernos de letras da UFF–preconceito linguístico e cânone literário, 36. p. 45 -56, 2008.

TRESSMANN, Ismael. Da Sala de Estar à Sala de Baile. Estudo Etnolinguístico de Comunidades Camponesas Pomeranas do Estado do Espírito Santo. Tese de Doutorado. Museu Nacional e Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Rio de Janeiro. 2005.

TRESSMANN, Ismael. Dicionário Enciclopédico: Pomerano e Português. Santa Maria de Jetibá. SEDU-ES, 2006.