ENTRE RODAS E MANDALAS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Lisiane Costa Claro, Cleiva Aguiar de Lima

Resumo


O texto aborda um relato de experiência no contexto do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Profissional, curso de graduação no Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O relato refere-se a uma prática pedagógica realizada com os estudantes do curso; trata-se de uma atividade de construção de mandalas, reconhecendo-as como símbolos capazes de representar as relações junto ao Programa, bem como expectativas, desafios e compreensões. O registro da experiência possibilita a reflexão sobre a formação docente que o Programa assume e provoca o corpo docente que a constitui ao exercício constante de repensar a própria conduta pedagógica, por meio de um dos eixos transversais presentes no projeto pedagógico do curso com a Educação Ambiental.

Palavras-chave


Mandalas; Formação Pedagógica; Educação Profissional; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. A Didática como disciplina: rupturas possíveis em cursos de formação de professores. In.: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios Supervisionados na Formação Docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo Romeu et al. Dicionário Paulo Freire. 2ª edição revisada e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010. p. 69.

BRASIL, Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de dezembro de 2008.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental e Reapropriação da Natureza. Tradução Luiz Carlos Cabral. Rimera, Argentina, Siglo XXI Editores, S. A., 2006.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 165-176, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a12v35n1.pdf. Acesso em: 13 jul 2018.

PEREIRA, Vilmar Alves. A crise nos fundamentos da Educação Ambiental: motivações para a emergência de um pensamento pós-metafísico. In.: PEREIRA, Vilmar Alves. Hermenêutica e Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafísico. Juíz de Fora, MG, Garcia Edizioni. 2016, p. 78-109.

PPC – Projeto Pedagógico de Curso do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRS. Campus Rio Grande. 2015.




Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.