CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Jeanete Simone Fendeler Höelz, Gustavo Arantes Camargo, Juliana Milanez

Resumo


O trabalho aqui apresentado integra a pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciências Ambientais e Conservação PPGCIAC (UFRJ Macaé), aborda discussões no âmbito da Formação de Professores de nível médio e em relação à Educação Ambiental. Neste recorte, dialogamos especificamente com o pensamento de autores da Educação Crítica, da Educação Ambiental Crítica e da Teoria da Complexidade, traçando subsídios relacionados ao cenário ambiental, os desafios da Escola, do professor e da Educação Ambiental, procurando ampliar referenciais teóricos a partir destas contribuições que possibilitarão uma releitura crítica da realidade socioambiental e educativa com vistas à construção de uma práxis transformadora, emancipatória e libertadora e à formação de educadores ambientais.

Palavras-chave


Educação; Formação de Professores; Educação Ambiental Crítica; Complexidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel, G. Currículo, Terrítório em Disputa. Petrópolis: vozes, 2013.

BRASIL. Lei n o 9.795, de 27 de abril de 1999: dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 28 de abril de 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas: Ana Maria Araujo Freire. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1992.

Disponível em http://peadanosiniciais.pbworks.com/f/Pedagogia_da_Esperanca_-_Paulo.pdf Acesso em 19/07/2018

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um Sonho – Ensinar e aprender com sentido. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, São Paulo, 2011.

GUIMARÃES, Mauro. A “natureza” do problema. Disponível em: http://www.hortaviva.com.br/midiateca/bg_polenizando/msg_ler.asp?ID_MSG=114 Acesso em 18/07/2018.

GUIMARÃES, Mauro. Armadilha paradigmática na educação ambiental. IN LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. LAYRARGUES, Philippe Pomier. CASTRO, R.S.de (orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Revista do PPGA/FURG-RS. Capa > v. 32, n. 2 ,2015. Disponível em: file:///C:/Users/jeanete.fendeler/Downloads/5536-15676-1-PB.pdf Acesso em 18/07/2018.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MÉSZÁROS, Istvan. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006. IN LOUREIRO, Carlos Frederico, Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. PPGEA/FURG – RS, 2015, p.8 Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536/3443 Acesso em 18/07/2018.

MORIN, Edgar. DIAZ, Carlos Jesús Delgado. Reinventar a Educação – Abrir caminhos para a metamorfose da Humanidade. Editora Palas Athena, São Paulo, 2016.

VEIGA, Alfredo Pena. O Despertar Ecológico – Edgar Morin e a ecologia complexa. Ideais Sustentáveis. Tradução: Renato Carvalheira do Nascimento e Elimar Pinheiro do Nascimento – Rio e Janeiro: Garamond, 2010, p.12