A CARTOGRAFIA DAS MICROINTERVENÇÕES ECOSÓFICAS DO GRUPO DE TEATRO INTERATIVO: PESQUISA E INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE (CAIC/FURG)

Raquel Avila Amaral, Augusto Luis Medeiros Amaral

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência de um processo cartográfico do Projeto de Extensão Grupo de Teatro Interativo: pesquisa e intervenção socioambiental (PPGEA/FURG) junto ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC/FURG). Realizaram-se microintervenções ecosóficas com oficinas de clown, dramatizações e o curta-metragem Mãe, eu tô grávida, uma produção autogestionada com o Grupo de Adolescentes (UBSF/CAIC e NASF V). As microintervenções tem embasamento teórico no método da Cartografia e As Três Ecologias de Félix Guatarri. As atividades artístico-pedagógicas das microintervenções promovem o sentido de cuidado consigo, os demais seres vivos e o ambiente, além de acionar movimentos instituintes que promovem a criação de alternativas para lidar com os problemas socioambientais.

Palavras-chave


Método da cartografia; Microintervenção ecosófica; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Augusto Luis M. Teatralidade humana: estudos sobre a relação corpo ambiente em um processo cartográfico na educação ambiental. 2013. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 2013.

AMARAL, Augusto Luis Medeiros; GENTILI, Alfredo Guillermo Martin; AMARAL, Raquel Avila. Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 44, págs. 1-18, março de 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

BAREMBLITT, Gregorio. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. 6o ed. Belo Horizonte: Editora FGB/IFG, 2012.

DELLEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. 94 p.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

GUATTARI, Félix. Que es la Ecosofia? Textos presentados y agenciados por Stéphane Nadaud. 1o ed. Ciudad Autônoma de Buenos Aires: Cactus, 2015.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4a ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VELASCO, Sirio Lopez. Ética para o século XXI: Rumo ao ecomunitarismo. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2005.

VELASCO, Sirio Lopez. Introdução à Educação Ambiental Ecomunitarista. Rio Grande: Ed. da FURG, 2008.




Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.