RACISMO ESTRUTURANTE: AS VESTES DO TECIDO SOCIAL BRASILEIRO

Andressa Farias Barrios, Marcio Rodrigo Vale Caetano

Resumo


Este artigo busca refletir o racismo estruturante, assumindo que existe uma estrutura histórica social que prejudica cotidianamente um determinado grupo de pessoas em razão do seu pertencimento racial, visto que ele é um elemento que integra as organizações econômicas, políticas, sociais, educacionais e institucionais, são traços de um processo de subalternização do povo negro, baseado na manutenção de privilégios das classes dominante (branquitude). Assim, é necessário para o entendimento da questão racial no Brasil, pautar o diálogo por meio de uma teoria crítica, numa perspectiva histórica que seja reveladora de como se constituiu a formação econômica, social, política e cultural e a ação política dos sujeitos com suas condições específicas nesse país, do que representou o escravismo, a abolição inacabada e o que foi reeditado na formação social.

Palavras-chave


Racismo Estruturante; Racismo Sistêmico; Negritudes.

Texto completo:

PDF

Referências


BONILLA. SILVA, Eduardo. Racism without racists: color-blind racism and the persistence of racial inequality in the United States. Nova York, Routledge, 2006.

CAETANO, M. Performatividades reguladas: narrativas, heteronormatividade e educação. Curitiba: Appris, 2016.

CARNEIRO, A. S. A Construção do Outro como Não-Ser como Fundamento do ser. Tese de Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, 2005.

CARNEIRO, A. S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CONCEIÇÃO, Ísis Aparecida. Racismo estrutural no Brasil e penas alternativas: os limites dos direitos humanos acríticos. Curitiba: Juruá, 2010.

Collins, Patrícia Hill. Aprendendo com a Outsider Within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Estado e Sociedade, v. 31, n.1, 2016.

EVARISTO, Conceição. “Nossa EscreVivência”. Disponível em: < http://nossaescrevivencia.blogspot.com/2012/08/da-grafia-desenho-de-minha-mae-um-dos.html> Acesso em 12 de julho de 2017.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008.

GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Raça e os Estudos de Relações Raciais no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, n54, julho 1999. P.147-156.

HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil, Graal, Rio de Janeiro, 1979

HOOKS, Bell. “Intelectuais Negras”. Estudos Feministas, V. 3, n. 2, 1995.

HOOKS, Bell. Vivendo de amor. In: WERNECK, Jurema (org.) O livro da saúde das mulheres negras: nossos passos vêm de longe. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas/ Criola, 2006.

MOORE, C. Prefácio. Discurso sobre a Negritude. Belo Horizante: Nandyala, p,7–38, 2010.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global Editora : Ação Educativa, 2006.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil : identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2008.

MOURA, Clovis. Dialética Radical Do Brasil Negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.

MOURA, Clovis. A sociologia posta em questão. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1978.

MOURA, Clovis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.

OLIVEIRA, Dennis de. Racismo no Brasil: estratégias políticas de combate ao racismo na sociedade capitalista contemporânea. São Paulo: Unegro, 2000.

SANSONE, Lívio, Negritude sem etnicidade. Salvador EDUFBA; Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.

VAN DIJK, Teun A. Racismo y discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA,T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

YOUNG, Iris Marion. Taking the Basic Structure Seriously. In Perspectives on Politics, 4:1:91-97 Cambridge Journal University Press, 2006.