MBARACÁ ENTRE A ESCOLA E A NATUREZA

Maria de Fátima Nascimento Urruth-Kuawá Apurinã, Claudia Mariza Mattos Brandão, Miguel Monteiro Gallo

Resumo


O trabalho demostra a relação entre a escola e a natureza a partir da experiência e elementos da cultura indígena e a aplicabilidade da lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Isso, através da utilização do instrumento musical indígena mbaracá, desenvolvido em uma oficina oferecida para estudantes de 7º ano, da Escola Estadual Felix da Cunha. A atividade integra o Projeto de Extensão “Arteiros do Cotidiano”, vinculado ao Curso de Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, que visa contemplar a realização de atividades teóricas e práticas com estudantes da educação básica, explorando diferentes linguagens artísticas, oportunizando a comunidade escolar discussões poéticas acerca das relações contemporâneas com o meio e, aos acadêmicos, práticas docentes em sintonia com a realidade escolar.

Palavras-chave


Indígena; Educação Ambiental; Artes Visuais.

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Referências


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