A COMPREENSÃO DO PROFESSOR ACERCA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Marcos Ribeiro Chaves, Moacir dos Santos Junior

Resumo


Esse artigo teve como objetivo conhecer concepções de professores sobre os saberes necessários à prática pedagógica. O exercício da docência inclui condições de trabalho do professorado, debates sobre a formação inicial e continuada, planos de carreira e salário dos docentes. O estudo de caso realizado com 07 professores por meio de questionários e os professores foram escolhidos por acessibilidade entre os professores efetivos de uma escola pública. Detectamos, a partir da fala dos professores, que os saberes necessários à docência circundam não só nas disciplinas, mas também se entrelaçam às experiências de grupo, a formação continuada, a experiência profissional, as políticas educacionais e ao contexto social. De um modo geral, os professores destacaram que seu conhecimento foi construído na prática, se queixam da desvalorização profissional e reclamam da falta de suporte didático para a construção de conhecimento na prática cotidiana. Consequentemente os professores em suas entrevistas relataram em sua grande maioria, seu desapontamento, devido principalmente à questão da falta de capacitação para melhor atenderem a diversidade de alunos que ali recebem como os profissionais da educação.

 


Palavras-chave


Formação de Professores- construção de conhecimento; prática cotidiana.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Patrícia C. A; BIAJONE, Jefferson. A formação inicial dos professores em face dos saberes docentes. Disponível em: Acesso em: 04 jun 2016.

ALMEIDA, Rosilene Souza. As redes de conhecimentos tecidas na relação formação continuada de professores e interatividade: o contexto do projeto “salto para o futuro”. Disponível em: Acesso em: 02 jun 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: Questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores, trabalho e saberes docentes. Disponível em: < http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/article/view/2345/1636> Acesso em: 31 mai 2016.

DUARTE, A.; AUGUSTO, M.H. O trabalho docente e a mudança organizacional da escola: o potencial participativo do professor. Disponível em: Acesso em: 31 mai 2016.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Concepções e práticas de pesquisa – o que dizem os Professores? Disponível em: Acesso em: 04 jun 2016.

FERREIRA, M.A. et al. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: saberes docentes e prática educativa. Disponível em: Acesso em: 31 mai 2016.

FREITAS, Denise de; VILLANI, Alberto; PIERSON, Alice Helena Campos; FRANZONI, Marisa. Conhecimento e saber em experiências de formação de professores. Disponível em: Acesso em: 06 jun 2016.

MACENHAN, Camila; TOZETTO S. S.; BRANDT C. F. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Disponível em:< http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/viewFile/8738/5156> Acesso em: 31 mai 2016.

MARTINEZ, F.W.; BULATY, A. Dois olhares sobre os saberes da docência. Disponível em: Acesso em: 31 mai 2016.

MARTINEZ F.W.; BULATY, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Disponível em: Acesso em: 06 jun 2016.

MORAIS, Jacqueline de F. S; JESUS, Regina F. Formação de professoras - percebendo o entrelaçar de fios na construção da identidade docente. Disponível em: < http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt_08_18.pdf> Acesso em: 04 jun 2016.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SEVERINO, Antonio J. A busca do sentido da formação humana. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, set/dez. 2006.

SILVA, Marilda da. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS A. G.; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Disponível em: < http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/6_Estrategias-inovadoras-para-metodos-de-ensino-tradicionais-aspectos-gerais.pdf> Acesso em: 04 jun 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.