A COMPREENSÃO DO PROFESSOR ACERCA DOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Marcos Ribeiro Chaves, Moacir dos Santos Junior

Resumo


Esse artigo teve como objetivo conhecer concepções de professores sobre os saberes necessários à prática pedagógica. O exercício da docência inclui condições de trabalho do professorado, debates sobre a formação inicial e continuada, planos de carreira e salário dos docentes. O estudo de caso realizado com 07 professores por meio de questionários e os professores foram escolhidos por acessibilidade entre os professores efetivos de uma escola pública. Detectamos, a partir da fala dos professores, que os saberes necessários à docência circundam não só nas disciplinas, mas também se entrelaçam às experiências de grupo, a formação continuada, a experiência profissional, as políticas educacionais e ao contexto social. De um modo geral, os professores destacaram que seu conhecimento foi construído na prática, se queixam da desvalorização profissional e reclamam da falta de suporte didático para a construção de conhecimento na prática cotidiana. Consequentemente os professores em suas entrevistas relataram em sua grande maioria, seu desapontamento, devido principalmente à questão da falta de capacitação para melhor atenderem a diversidade de alunos que ali recebem como os profissionais da educação.

 


Palavras-chave


Formação de Professores- construção de conhecimento; prática cotidiana.

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