CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Elaine Ribeiro de Oliveira, Maria Denise da Cunha Pocai

Resumo


O presente estudo emergiu de algumas inquietações decorrentes de uma investigação proposta pela equipe de professoras da disciplina de Conhecimentos e Saberes do curso de mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu em educação – PPGE 2015. Buscando analisar o nível de entendimento dos professores sobre o conceito de competências, e qual a representatividade da temática em seus discursos e em sua prática pedagógica. Partindo dessas premissas, fomos a campo, visitamos uma Escola de Educação Básica do Município de Lages e convidamos os professores a participar voluntariamente de uma pesquisa que teve como título “Construção de Competências na Escola” para compreender o entendimento sobre competências nutridos pelos professores do ensino fundamental I, suas dificuldades e sugestões. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado para interpretação e análise dos dados coletados na própria instituição. Considerando que trabalhar por competência no Ensino Fundamental significa basicamente promover a articulação de saberes para que o educando amplie seus conhecimentos e favorecer condições para que seja capaz de articular saberes, habilidades de aprender e relacionar ideias e resolver com pertinência uma série de situações que lhe forem propostas. Nesse estudo pode-se considerar  provisoriamente que há desconhecimento dos professores participantes sobre o tema,  embora alguns tenham sinalizado que o paradigma educacional de aprendizagem passiva pode estar cedendo espaço a outro que envolve participação e uma aprendizagem ativa por parte dos alunos.


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