CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS: ANTAGONISMOS NA PRÁTICA DOCENTE

Raquel Rocha, Siomara C.R. Caminha

Resumo


Este estudo tem como temática a construção de competência na escola, visando analisar a percepção acerca do conceito da construção de competências dos professores do Ensino fundamental. Para tanto foi necessário investigar como as competências se inserem no planejamento dos professores; analisar a compreensão do professor sobre a concepção de competência; conhecer as competências que fazem parte do plano  aplicadas à cada turma; verificar como o professor avalia o desenvolvimento das competências pelos alunos.  Esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto a seus objetivos caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória e descritiva. De acordo com GIL (2002) o objetivo das pesquisas exploratórias é “o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições”. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação constituiu de uma entrevista estruturada e respondida por 05 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamenal I de uma escola de Lages, cujos nomes foram numerados com intuito de presevar suas identidades. Esse estudo surgiu de acordo discussões propostas na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstram que as profossores apresentam diferentes concepções acerca do significado de competência, revelando certos antagonismos na prática educativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

AUSUBEL, D. . David Ausubel e a aprendizagem significativa. Revista escola. abril.com.br/david-ausubel-aprendizagem-significativa- 662262.shtml, acesso em 20 de junho de 2015

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina – 16ª ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação/ Philippe Perrenoud, Monica Gathner Thurler, Lino de Macedo, Nílson José Machado e Cristina Dias Allessandrini; trad.Cláudia Schilling e Fátima Murad.- Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competêcias para ensinar. Tradução. Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a Escola. Artmed. Porto Alegre, 1999.

VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. Libertad.2000.