O USO DAS TECNOLOGIA DIGITAIS ACESSÍVEIS COMO ESTRATÉGIA DE APREDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

Mirian Mirna Becker, Iury José Sodré Medeiros, Vanessa Lima Lamazon

Resumo


Este trabalho objetiva explanar sobre o uso das tecnologias digitais acessíveis no Atendimento Educacional Especializado – AEE e sua importância frente ao processo de inclusão. Desse modo, este relato de experiência apresenta as estratégias desenvolvidas mediante o uso das tecnologias digitais acessíveis, descrevendo sobre sua importância no apontamento de perspectivas de práticas pedagógicas inclusivas, promoção da equidade e desenvolvimento da autonomia dos alunos com deficiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAP/ UFRR. Assim, podemos concluir que, o uso das tecnologias digitais acessíveis, promovem o desenvolvimento das habilidades funcionais dos alunos com deficiência, e consequentemente tornam-se mais independente, o que influencia na sua qualidade de vida, desenvolvimento da aprendizagem, interação em sala de aula, e com isso fortalecem os processos de inclusão escolar. Estas atividades objetivaram tornar o espaço da Sala de Recurso Multifuncional um local de convivência e troca de experiências entre todos, e com isso articular e influenciar no processo de inclusão escolar. Como também, propor reflexões, colaborações e caminhos inclusivos na educação.


Palavras-chave


Estratégias Inclusivas. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias Digitais Acessíveis.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001.

CONFORTO, Débora; SANTAROSA, Lucila. Acessibilidade Web: internet para todos. Revista de Informática na educação: Teoria e Prática. PIGIE/ UFRS. V. 5, n. 2, p. 87-102, nov/2002.

PASSERINO, L; MONTARDO, S. Inclusão Social via Acessibilidade Digital: proposta de inclusão digital para as pessoas com necessidades especiais. Revista E-compós, v. 8, 2007.

ZANATO CB, GIMENEZ R. Educação inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares • Revista @mbienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo. Vol. 10 - nº 2 • jul/dez, 2017 - 289-303.