INSERÇÃO DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA. O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DE UMA PROBLEMÁTICA: A SENSIBILIZAÇÃO

Arlene Aparecida de Arruda, Douglas Manfrói, Fabiola Chaves, Franciele Maia, Maria Cristina Pilar, Samir Ribeiro de Jesus

Resumo


A coleta seletiva vem ganhando espaço nas mídias sociais, despertando interesses na comunidade nacional e internacional, o foco desse artigo é investigar a relação teoria e prática no ensino das ciências naturais, tal como ocorre no espaço da sala de aula. Conceitos-chave como “reduzir”, “reutilizar” e “reciclar” são aprofundados, a educação  ambiental também é enfatizada, assim como artigos relacionados ao CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. É uma análise de conceitos essenciais onde expõe conhecimentos de para onde é destinado o lixo, o que é feito com ele, e qual o conceito de coleta seletiva, diante de todos esses pontos específicos o professor enfrenta um desafio: a sensibilização.

Palavras-chave


Coleta seletiva. Meio ambiente. Sensibilização. Escola.

Texto completo:

PDF

Referências


BONELLI, Cláudio M.C., Meio ambiente, poluição e reciclagem, 2 ed., Blucher, São Paulo: 2010.

BRASIL, Lei 9795-99. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1999.

BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, ago./dez. 2010.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2002.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: Formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CORTEZ, A. T. C.; ORTIGOZA, S. A. G. (Orgs). Consumo Sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: Unesp, 2007.

DIAS, Genebaldo. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GONÇALVES, M. de F. et al. Escola Viva: Programa de pesquisa e apoio escolar: o tesouro do estudante. São Paulo: Meca, 2005.

MOREIRA, M. Estratégia e implantação do sistema de gestão ambiental. Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 2001.

MATTOS, P F. Estudo da Aplicação da Educação Ambiental em Escola Municipal Anexo do Novo Buritizeiro Pela Emater de Buritizeiro – MG. Trabalho de Conclusão de Curso. Pirapora, 2011.

OLIVEIRA, M. V. de C; CARVALHO, A. de R. Princípios básicos do saneamento do meio ambiente. 4. ed. São Paulo: Senac, 2004.

REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós- moderna. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. 2007. Monografia (Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2007.

SILVA, J. A. Direito ambiental constitucional. São Paulo: Malheiros, 1994.

TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.