AS IRMÃS DA CONGREGAÇÃO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: AMPARO E EDUCAÇÃO ÀS MENINAS DESVALIDAS NAS CIDADES DE PELOTAS E RIO GRANDE/RS (1855 A 1873)

Hardalla Santos do Valle, Jeane dos Santos Caldeira

Resumo


A Congregação Imaculado Coração de Maria, teve uma expressiva atuação educacional voltada às meninas desvalidas nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos neste artigo, no bojo da Cultura escolar, estão a fundação de dois asilos e a contribuição educacional das Irmãs desta Congregação à infância em situação de vulnerabilidade. Como suporte teórico-metodológico deste estudo evocou-se a História Cultural, para a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. É preciso acrescentar ainda, que este estudo não se esgota neste trabalho pela complexidade e riqueza do tema tratado. Contudo, foi intenção não apenas destacar a atuação de uma ordem religiosa feminina na esfera educacional, mas suscitar um contexto educacional propício para meninas em situação de vulnerabilidade. Lócus repleto de preconceitos de gênero, conflitos socioculturais, e ainda pouco abordado dentro dos estudos históricos educacionais.

Palavras-chave


Congregação Imaculado Coração de Maria. Educação de meninas desvalidas. Educação Católica.

Texto completo:

PDF

Referências


BORTOLUZZI, Pe. Octávio Cirillo. Documentário. 2. ed. Porto Alegre: Gráfica Dom Bosco, 1996.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CALDEIRA, Jeane dos Santos. O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPEL), 2014.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1997.

JORNAL ECHO DO SUL. Rio Grande,1858 a 1950.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em:

http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/273/281

LONER, Beatriz Ana. Construção de classe: operários de Pelotas e Rio Grande (1888-1930). Pelotas: UFPEL, 2001.

MACIEL, Patrícia Daniela. Instituto Asilo de Órfãs Nossa Senhora da Conceição: estudo da educação das meninas abandonadas no século XIX. In: ASPHE - ENCONTRO SUL-RIOGRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8, 2002. ASPHE - Iconografia e Pesquisa Histórica. Gramado: Seiva, 2002. p. 291-303.

MALIKOSKI, Adriano e KREUTZ, Lucio. A cultura escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre educação. Revista Textura Canoas n.32 p.245-260 set./dez. 2014.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História Social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MARTINS, Solismar Fraga. Cidade do Rio Grande: industrialização e urbanidade (1873-1990). Rio Grande: FURG, 2006.

NASCIMENTO, Heloisa Assumpção. Breve histórico do Instituto Nossa Senhora da Conceição: em comemoração aos seus cento e quarenta anos de fundação 1855 – 1995. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL, 1995.

NEGRÃO, Ana Maria Melo. Infância, educação e direitos sociais: Asilo de Órfãs (1870-1960). Campinas: UNICAMP/CMU, 2004.

NEVES, Décio Vignoli. Vultos do Rio Grande. Santa Maria: Palloti, 1980.

PERUZZO, Rosária Sperotto. Abrigo de Menores: Hibridações na Constituição de Si. 1997. 302f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

POLIANTÉIA comemorativa do 75º Aniversário da chegada das Irmãs Franciscanas do Rio Grande do Sul 1872 -1947. Porto Alegre: Imprimatur, 1947. 176p.

REGIMENTO da Santa Casa de Misericórdia da Cidade do Rio Grande. Rio Grande: Tipografia do Diário, 1860.

REGIMENTO interno do Asylo Coração de Maria,1862.

RELATÓRIO apresentado ao conselho do município do rio grande, 1900 a1950.

RELATÓRIO das madres do Asylo Coração de Maria,1900 a 1950.

SAMARA, Eni de Mesquita; TUPY, Ismênia. História & Documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SENTANA, Ana Lucia e MOURA, Kátia. Asilo de Órfãs Coração de Maria. In: Metodologia e Técnica em Pesquisa Histórica. Rio Grande: FURG, 1989.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Movimento Constitucional e Separatismo no Brasil (1821-1823). São Paulo: Horizonte, 1988.

SOUSA, Celita Maria Paes. Casa das educandas ou recolhimento das educandas: instituição para meninas desvalidas no Pará. No século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 224-234, out 2011. Disponível em: ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/download/3178/2840

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. 2. Ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: São Paulo: Loyola, 2004.

______. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para infância no Brasil. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RIZZINI, Irma. A pesquisa histórica dos internatos de ensino profissional: revendo as fontes produzidas entre o século XIX e XX. Revista Contemporânea de Educação, v.4, nº7, 2009. Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1571/1419

TAMBARA, Elomar. Profissionalização, escola normal, feminização e feminilização: magistério sul-rio-grandense de instrução pública - 1880/1935. In: HYPOLITO, Álvaro; VIEIRA, Jarbas; GARCIA, Maria Manuela (Orgs.). Trabalho docente: formação e identidades. Pelotas: Seiva, 2002.

TORRES, Luiz Henrique. A Casa da Roda dos Expostos na cidade do Rio Grande. Revista Biblos, v.20, 2006. Disponível em:

http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/724

______. Rio Grande em tempos de cólera. Rio Grande: Pluscom, 2015.

VANTI, Elisa dos Santos. . A breve história de Ethelvina: caridade, filantropia e assistência à infância em Pelotas, Rio Grande do Sul (1875-1900). História da Educação, v. 6, n. 12, p. 143-158, jul./dez. 2002. Dispónível em:

http://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30573

______. Lições de infância: reflexões sobre a História da Educação Infantil. Pelotas: Seiva Publicações, 2004.

VIDAL, Diana e SCHWARTZ, Cleonara (orgs). História das Culturas Escolares no Brasil. Vitória: EDUFES, 2010.

WERLE, Flávia. Espaço escolar e história das instituições escolares. Revista Diálogo Educ, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 147-163, set./dez. 2007. Disponível em:

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=1579&dd99=pdf

______. História das Instituições Escolares: de que se fala? In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura, (Orgs). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2004.