O PAPEL DA UNIVERSIDADE NAS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA SOCIOAMBIENTAIS: O CASO DO MOVIMENTO “FORA CELULOSE”

Gabriel Ferreira da Silva, José Vicente de Freitas, Thaíze Ferreira da Luz

Resumo


Os anos finais da década de 1980 colocaram a cidade do Rio Grande/RS no palco de manifestações socioambientais. Isto se deu pelo anúncio por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em seu interesse na instalação de uma fábrica de celulose na cidade. Vista pelos políticos e empresários como a solução de problemas econômicos, o anúncio rapidamente chamou a atenção para pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e comunidade em geral, que se organizaram a fim de barrar a instalação do empreendimento em Rio Grande. Assim, este artigo busca compreender e explorar a relação entre academia e movimento ambiental, resultando no movimento “Fora Celulose”. Trataremos aqui, de uma relação extremamente frutífera criada na união entre universidade e os movimentos ambientais, resultando no movimento intitulado “fora celulose”, responsável direto pelo abandono do projeto por parte do Governo e demais autoridades.

Palavras-chave


Fora Celulose; Rio Grande/RS; Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Ativismo ambiental; Fábrica de Celulose.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Renato. “Turismo” in: Relatórios de impactos da indústria de celulose em Rio Grande: Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental(NEMA), Rio Grande:1989,3f.

CHIAFFITELLI, Cesar. “Parecer medico provisório sobre a instalação desta indústria”. In:

Relatório de impactos da indústria de celulose em Rio Grande, Rio Grande: 1989, 2 f.

DOMINGUES, Marcelo. “Consequências Socioeconômicas para Rio Grande com a instalação de uma fábrica de celulose”. In: Relatório de impactos da indústria de celulose em Rio Grande: FURG / Departamento de Geociências. 1989, 12 f.

FERREIRA, Gabriel, Silva. ―Uma história de luta e resistência- O movimento “Fora Celulose!” no município de Rio Grande no final da década de 1980”. Rio Grande: 2017. 67p. Monografia (graduação em história bacharelado) - Instituto de ciências humanas e da informação, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande,2017.

LEFF, Enrique. Construindo a história ambiental da América Latina. Esboços-Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, v. 12, n. 13, p. 11-29, 2005.

MARCHIORI. “Principais aspectos na pesca o camarão rosa Penaeus Paulensis na Lagoa dos Patos - Rio Grande -RS. In: Relatório de impacto da indústria de celulose em Rio Grande: FURG/Departamento de Oceonográfia.1989,2f.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.