A CARTOGRAFIA DAS MICROINTERVENÇÕES ECOSÓFICAS DO GRUPO DE TEATRO INTERATIVO: PESQUISA E INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE (CAIC/FURG)

Raquel Avila Amaral, Augusto Luis Medeiros Amaral

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência de um processo cartográfico do Projeto de Extensão Grupo de Teatro Interativo: pesquisa e intervenção socioambiental (PPGEA/FURG) junto ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC/FURG). Realizaram-se microintervenções ecosóficas com oficinas de clown, dramatizações e o curta-metragem Mãe, eu tô grávida, uma produção autogestionada com o Grupo de Adolescentes (UBSF/CAIC e NASF V). As microintervenções tem embasamento teórico no método da Cartografia e As Três Ecologias de Félix Guatarri. As atividades artístico-pedagógicas das microintervenções promovem o sentido de cuidado consigo, os demais seres vivos e o ambiente, além de acionar movimentos instituintes que promovem a criação de alternativas para lidar com os problemas socioambientais.

Palavras-chave


Método da cartografia; Microintervenção ecosófica; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Augusto Luis M. Teatralidade humana: estudos sobre a relação corpo ambiente em um processo cartográfico na educação ambiental. 2013. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 2013.

AMARAL, Augusto Luis Medeiros; GENTILI, Alfredo Guillermo Martin; AMARAL, Raquel Avila. Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 44, págs. 1-18, março de 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

BAREMBLITT, Gregorio. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. 6o ed. Belo Horizonte: Editora FGB/IFG, 2012.

DELLEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. 94 p.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

GUATTARI, Félix. Que es la Ecosofia? Textos presentados y agenciados por Stéphane Nadaud. 1o ed. Ciudad Autônoma de Buenos Aires: Cactus, 2015.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4a ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VELASCO, Sirio Lopez. Ética para o século XXI: Rumo ao ecomunitarismo. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2005.

VELASCO, Sirio Lopez. Introdução à Educação Ambiental Ecomunitarista. Rio Grande: Ed. da FURG, 2008.