UM DEBATE INICIAL SOBRE FUNDAMENTOS ANTROPOCÊNTRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Antonio Carlos Porciúncula Soler, Eugenia Antunes Dias

Resumo


Conceitos de natureza são socialmente construídos. Para problematizar e compreender o Pensamento Verde atual e suas conexões com os fundamentos da Educação Ambiental é mister analisar o modelo capitalista de sociedade ao lado do antropocentrismo moderno e seus respectivos papeis na produção e reprodução da crise ecológica. O antropocentrismo se caracteriza por considerar o homem apartado e superior à natureza, devendo essa ser explorada e usada conforme o interesse de mercado. Tal pensamento está institucionalizado nos documentos internacionais resultante das articulações multilaterais e nas leis e politicas brasileiras atinentes a Educação Ambiental. Por outro lado, para a superação da atual crise é necessário buscar a construção de outra Educação Ambiental, livre dos valores dominantes, capitalistas e antropocêntricos.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Antropocentrismo; Crise Ecológica.

Texto completo:

PDF

Referências


ACSELRAD, Henri; MELLO, C. C.; BEZERRA; G. N. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond. 2009;

CARVALHO, I. C. de M. A Invenção Ecológica. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS. Blog construído e mantido pelo Centro de Estudos Ambientais, [2016]. Disponível em: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/

DIAS, Eugênia Antunes. Desculpe o Transtorno, Estamos em Obras para Melhor Servi-Lo! A Educação Ambiental no Contexto da Apropriação Privada da Natureza no Licenciamento Ambiental. Rio Grande: FURG, 2014. 248 p. Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Ambiental, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2014.

DOBSON, A. Pensamiento Político Verde. Barcelona: Paidós. 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (Des) Caminhos do Meio Ambiente. São Paulo: Contexto, 2004.

LATOUCHE, Serge. Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

LAYRARGUES, F. P. Apresentação: (Re)Conhecendo A Educação Ambiental Brasileira. In: MMA. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA. 2004.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: A Reapropriação Social da Natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL. O Estado do Meio Ambiente. Aquecimento Global, destruição de florestas, escassez de águas. A crise Ambiental e as propostas para salvar o planeta. Curitiba/PR; Instituto Polis, 2010.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez. 2009.

LÖWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São Paulo: Cortez. 2005.

MARQUES, L. Capitalismo e Colapso Ambiental. Campinas: Editora UNICAMP, 2015.

MONTIBELLER-FILHO, Gilberto. O Mito do Desenvolvimento Sustentável. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

MMA. As Diferentes Matizes da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: MEC, 1998.

MMA/MEC. Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Brasília: MMA/MEC. 2005.

PEPPER, David. Ambientalismo Moderno. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

SOLER, Antônio C. P. Antropocentrismo e Crise Ecológica: Direito Ambiental e Educação Ambiental como meios de (re) produção ou superação. Rio Grande: FURG, 2011. 177 p. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Ambiental, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2011.

SOLER, A. & DIAS, E. A Educação Ambiental na Crise Ecológica Contemporânea. Revista Acesso Livre, Rio de Janeiro, n.5, p. 146-166, jan./jun. 2016.

THOMAS, Keith. O Homem e o Mundo Natural. São Paulo: Companhia das Letras. 1988.