O POTENCIAL DA LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS

Sabrina Meirelles Macedo, Pâmela Saraiva Miranda, Narjara Mendes Garcia

Resumo


A presente escrita visa apresentar uma reflexão que verse entre os temas de Educação Ambiental, História e Literatura, objetivando a proposição para o desenvolvimento de trabalhos que articulem a sensibilidade entre os seres humanos e a criticidade. A partir de fatos históricos propomos pensar a literatura a partir de sua dimensão estética coadunando com a formação de sujeitos conscientes, críticos, ativos nas e com relações entre seres humanos e seres humanos, seres humanos e sociedade, seres humanos e mundo. Vislumbrando assim, um ideário de vida em prol da coletividade, na busca de soluções para os problemas emergentes nas esferas social, econômica e política.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Literatura; Estética Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). Tradução Antonio Chizzotti. São Paulo: EDUC; Brasília: MEC/INEP, 1989.

ARRUDA, Marina Patrício de; ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; LIMA, Lucia Ceccato de. Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação. Revista Eletrônica do Mestrado em

Educação Ambiental, Rio Grande, v. 33, n. 3, p.55-71, dez. 2016. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5739. Acesso em: 04 mar. 2017.

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Brasília: Editora UNB, 1996. DALBOSCO, Claudio A. (Org.). Filosofia Prática e Pedagogia. Passo Fundo Ed da: UPF, 2003.

BARCELOS, Valdo H. L. “Escritura” do mundo em Octavio Paz: uma alternativa pedagógica em educação ambiental. In: SATO, Michele. CARVALHO, Isabel C. (Orgs). Educação Ambiental: Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. P. 77 – 97.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BOOF, Leonardo, 1938. As quatro ecologias: ambiental, política e social, mental e integral / Leonardo Boof. - Rio de Janeiro: Mar de Ideias: Animus Anima, 2012.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n.19, p.20-28. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-2002000100003&script=sci_abstract&tlng=pt . Acessado em: 28/8/2018

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade – Estudos de Teoria e História Literária. 12.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COLLAÇO, Vera Regina M. As Intencionalidades didáticas do teatro para o trabalhador. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP – USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. Anais. Disponível em: www.anpuhsp.org.br/sp/downloads Acesso em: 12 nov. 12

DOLCI, Luciana Netto; MOLON, Susana Inês. Educação Estético-ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil. Revista Ambiente e Educação. Vol. 20, n.2, p.65-80, 2015.

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos – a educação (do) sensível. 3ª edição, Curitiba: Criar Edições, 2001.

FERREIRA, Antonio Celso. A fonte fecunda. In: LUCA, Tania Regina de; PINSKI, Carla Bassanezi. O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2012. p. 61-92.

GUIMARÃES, Mauro. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas, São Paulo: Ed.Papirus, 1995.

GUIZZARDI, Agostina. Amor e Ouro. Rio Grande, 1906.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.

MARIN, Andreia Aparecida. Ética, Estética e Educação Ambiental. Revista de Educação PUC-Campinas. N.22, 2007, p. 109-118. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/198 Acesso em: 11/09/2018

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, pp. 191-211, 2003. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf acessado em 06/08/2014.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista Faculdade de Educação. V.22, n.2, 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579 Acesso em: 10/09/2017.

SILVA, Dayane dos Santos. Ambientalização Curricular em cursos de Ciências Biológicas: o caso da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade

Estadual Paulista, Araraquara, 2016. Disponível em: www.repositorio.unesp.br/handle/11449/144352. Acesso em: 21 fev. 2017.

SILVEIRA, Marcos César Borges. O teatro operário em Rio Grande na época das primeiras chaminés (1900-1920). In: ALVES, Francisco das Neves (Org.) O mundo do trabalho na cidade de Rio Grande. Rio Grande: FURG, 2001. p.57-85.

SILVEIRA, Wagner Terra. O Fundamento Estético na Educação Ambiental Transformadora. 1ª edição, Curitiba: Appris, 2015.