ENTRE RODAS E MANDALAS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Lisiane Costa Claro, Cleiva Aguiar de Lima

Resumo


O texto aborda um relato de experiência no contexto do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Profissional, curso de graduação no Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O relato refere-se a uma prática pedagógica realizada com os estudantes do curso; trata-se de uma atividade de construção de mandalas, reconhecendo-as como símbolos capazes de representar as relações junto ao Programa, bem como expectativas, desafios e compreensões. O registro da experiência possibilita a reflexão sobre a formação docente que o Programa assume e provoca o corpo docente que a constitui ao exercício constante de repensar a própria conduta pedagógica, por meio de um dos eixos transversais presentes no projeto pedagógico do curso com a Educação Ambiental.

Palavras-chave


Mandalas; Formação Pedagógica; Educação Profissional; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. A Didática como disciplina: rupturas possíveis em cursos de formação de professores. In.: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios Supervisionados na Formação Docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo Romeu et al. Dicionário Paulo Freire. 2ª edição revisada e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010. p. 69.

BRASIL, Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de dezembro de 2008.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental e Reapropriação da Natureza. Tradução Luiz Carlos Cabral. Rimera, Argentina, Siglo XXI Editores, S. A., 2006.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 165-176, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a12v35n1.pdf. Acesso em: 13 jul 2018.

PEREIRA, Vilmar Alves. A crise nos fundamentos da Educação Ambiental: motivações para a emergência de um pensamento pós-metafísico. In.: PEREIRA, Vilmar Alves. Hermenêutica e Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafísico. Juíz de Fora, MG, Garcia Edizioni. 2016, p. 78-109.

PPC – Projeto Pedagógico de Curso do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRS. Campus Rio Grande. 2015.