GÊNERO, EDUCAÇÃO E PATRIARCADO NO PLANALTO CATARINENSE

Geraldo Augusto Locks, Mareli Eliane Graupe

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados da revisão bibliográfica e documental sobre Gênero, Educação e Patriarcado no planalto catarinense. Destacam-se conceitos de gênero, educação e patriarcalismo, contextualizando-os historicamente no território catarinense. O objetivo geral foi o de analisar a constituição patriarcal dessa sociedade, identificando suas implicações sociais, econômicas, políticas e culturais na região de Lages (SC). A relevância deste estudo está no fato de ser produzido na disciplina de Educação, Gênero e Diversidade do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) como requisito de avaliação. Sua importância também se dá por ser este um trabalho que põe em evidência uma questão atual, muito debatida e polêmica em nossa sociedade: a questão de gênero. Espera-se contribuir para a conscientização de que os papéis de gênero são construídos e mutáveis social e historicamente, diferenciando-se de uma cultura para outra.


Palavras-chave


Patriarcalismo. Gênero. Identidade. Cultura. Violência

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Locais de pesquisa:

MUSEU THIAGO DE CASTRO. Lages.

DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao idoso) de Lages.