ALFABETIZANDO JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA E DEMOCRÁTICA

Elaine Cristina Leite, Gisele Silva Hames, Ivone Shultes Silva, Thiago Carlos da Costa Costa, Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Resumo


O presente artigo traz como temática o processo de alfabetização dos Jovens e Adultos, sob uma perspectiva/um olhar crítico em meio à sociedade contemporânea que se diz democrática. O mesmo teve como objetivo promover a reflexão e o diálogo, através de interações e atividades propostas, sobre a criticidade dos sujeitos da EJA. Para tal, a metodologia escolhida foi a de uma pesquisa de campo em uma instituição pública da Rede Municipal de São José/SC, com duração de catorze semanas, das quais, oito foram destinadas às observações e as outras seis, para as intervenções pedagógicas. Escolhemos como público-alvo os sujeitos da EJA que estão em fase de alfabetização. Trouxemos, como base teórica, alguns autores consagrados como, por exemplo, Paulo Freire (1921; 1996; 1997) e Moacir Gadotti (2008), e outros, como Antônio Nóvoa (2011), Dermeval Saviani (1944) e Suzana Schwartz (2010), a fim de respaldar os estudos realizados. Fundamentados nestes autores e subsidiados por nossas intervenções, apresentamos brevemente nossas análises, em que expomos nossos olhares como futuros professores à luz das teorias estudadas e contempladas pelas respostas das atividades propostas aos sujeitos estudados. Ao final, de modo conciso, trazemos nossas considerações finais sobre aquilo que compreendemos, observamos e de que participamos coletivamente. Assim, entre os dados obtidos, podemos citar que: os sujeitos da EJA aprendem com mais facilidade quando são instigados e/ou estimulados pelo professor; para que haja uma boa formação docente, é interessante que o professor atue na sala de aula levando em conta a realidade dos alunos, respeitando suas individualidades. De maneira geral, acreditamos que essa foi uma pesquisa relevante e que vale a pena ser discutida e ponderada.


Palavras-chave


Criticidade. Democracia. Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e praticada libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

GADOTTI, Moacir. Mova: por um Brasil alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Educar. Curitiba, n. 17, p. 39 – 52, 2000. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2015.

NÓVOA, Antônio. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1909.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1944.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.