EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES

Leandro R. Pinheiro, Bruno H. S. de Castilhos

Resumo


Este artigo apropria resultados de incursões em diferentes espaços educativos para trazer reflexões sintonizadas com a situação política que experenciamos atualmente no país. Aludimos, assim, os tensionamentos à consolidação de nossa recente democracia e os apelos por participação política, com destaque à garantia de direitos na área de educação, mas o fazemos indo ao cotidiano da escola. Propomo-nos a discutir as práticas que conduzimos como educadores, tomando-as desde as possibilidades de participação dos educandos. Assim, narramos duas experiências como educadores-pesquisadores, uma na modalidade EJA de uma escola pública municipal e outra em uma escola estadual ocupada, ambas em Porto Alegre/RS. Nossas análises são perpassadas por considerações sobre a pertinência de uma prática pedagógica contextualizada e pela compreensão das práticas juvenis contemporâneas, em articulação à ação política dos secundaristas, visando discutir provocações possíveis ao fazer educativo e aos tempos institucionais escolares.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Juventudes; Participação

Texto completo:

PDF

Referências


CARRANO, Paulo. Educação de jovens e adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista Reveja, 2007.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola? In: . Juventude e ensino médio: sujeitos e currículo em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 101-134.

GIROUX, Henry. Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, p.1-27.

MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2004.

ORTELLADO, Pablo. A ocupação de escolas é o filho mais legítimo de junho de 2013 – Entrevista. IHU Online, 18/maio/2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/a-ocupacao-de-escolas-e-o-filho-mais-legitimo-de-junho-de-2013-entrevista-especial-com-pablo-ortellado/555196-a-ocupacao-de-escolas-e-o-filho-mais-legitimo-de-junho-de-2013-entrevista-especial-com-pablo-ortellado.

PEDROSA, Silvio. O antivírus político: as ocupações das escolas e o protagonismo das juventudes e a potência dos pobres – Entrevista. IHU Online, 30/maio/2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/o-antivirus-politico-as-ocupacoes-das-escolas-e-o-protagonismo-das-juventudes-e-a-potencia-dos-pobres-entrevista-especial-com-silvio-pedrosa/555625-o-antivirus-politico-as-ocupacoes-das-escolas-e-o-protagonismo-das-juventudes-e-a-potencia-dos-pobres-entrevista-especial-com-silvio-pedrosa.

PRONZATO, Carlos. Acabou a paz – Isto aqui vai virar o Chile. Documentário (1h), São Paulo, 2015. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=LK9Ri2prfNw

SZANIECKI, Bárbara. Autonomia política e ativismo estético: outras formas de pensar a representação política – Entrevista. IHU Online, 08/junho/2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/autonomia-politica-e-ativismo-estetico-outras-formas-de-pensar-a-representacao-politica-entrevista-especial-com-barbara-szaniecki/556078-autonomia-politica-e-ativismo-estetico-outras-formas-de-pensar-a-representacao-politica-entrevista-especial-com-barbara-szaniecki.

VÓVIO, Cláudia L. Desconstruindo dicotomias: a articulação de saberes na escolarização de pessoas jovens e adultas. In: EJA EM DEBATE, Florianópolis, v. 01, n. 01, nov/2012, p. 11-21.