TRAJETÓRIAS DE VIDA E SABERES DOCENTES: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ana Paula de Bona Sartor, Carlos Eduardo Canani, Simara Bertotto Westphal Marcon

Resumo


O presente estudo aborda a temática dos saberes docentes no que se refere às trajetórias dos professores como alunos, dos processos de formação de que participaram e de suas práticas cotidianas. Nesse sentido, o objetivo estabelecido foi o de identificar a compreensão dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Lages – SC, acerca dos saberes necessários para a construção da prática pedagógica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva por meio de um estudo de caso. Por sua vez, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário composto por perguntas fechadas e abertas, respondido por cinco professoras com diferentes tempos de serviço prestado ao magistério, além de uma entrevista semiestruturada com a gestora escolar. Para a análise desses dados foi adotada uma abordagem qualitativa a partir da técnica de análise de conteúdo. Os significados desses dados foram discutidos por meio de uma revisão bibliográfica que se fundamentou na leitura de autores de referência na área, tais como como Tardif, Morin, Charlot, Arruda e Pimenta. Esta última, conceitua os saberes docentes como aqueles provenientes das experiências, do conhecimento e pedagógicos, as mesmas categorias apresentadas ao longo desse texto. Por fim, os resultados da pesquisa permitiram concluir que a constituição do ser professor acontece a todo o momento. A busca por uma identidade docente passa, necessariamente, pela construção coletiva da sua concepção pedagógica mediante a renovação contínua das suas práticas, ou seja, seu processo de formação e autoformação continuada e, evidentemente, pela reflexão sobre o fazer didático-pedagógico no cotidiano da sala de aula.


Palavras-chave


Saberes Docentes. Trajetórias de vida. Formação docente. Prática cotidiana.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, Marina Patricio. O mediador de emoções. 1. ed. Pelotas: Editora Livraria Mundial, 2008.

______; PORTAL, Leda Lísia Franciosi. Saberes e fazeres docentes: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXI. Florianópolis: Percursos, 2012.

AZZI, Sandra. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Prentice‐Hall, 2007.

BRAHIM, A. C. S. M. ; SILVA, E. M. Reflexões sobre os multiletramentos e as TICs: contribuições para a educação a distância. Revista X , v. 2, p. 19-32, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em 16 jun. 2016.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologia da informação e a empresa do século XXI. São Paulo: Editora Atlas, 1998.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle: SCHNEUWLY, Bernad. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard: DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004,

ETGES, Norberto. Produção do conhecimento e interdisciplinaridade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.l4, n.2, p.73-82, jun./dez. 1993

FÁVERO, Maria Teresa Martins; CALSA, Carolina (orientadora). Dificuldade de aprendizagem. Universidade Estadual de Maringá, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_______. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______. Políticas e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2007.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.

NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

_______. Os professores e sua formação. Lisboa: Editora Dom Quixote, 1995.

PRADA, Luis Eduardo Alvarada. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: < http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos orais: do “indivisível” ao “divisível”. In: SIMPSON. Olga de Morais Von (Org.). Experimentos com histórias de vida (Itália – Brasil). São Paulo: Vértice, 1988.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Textos que ajudam a organizar o dia-a-dia. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland Rosa (Org.). Leitura e Produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.

TALAVERA, Maria Luisa. Como se inician los maestros en su profesión. La Paz: CEBIAE, 1994.

TARDIF, Maurice. Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.

_____. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THERRIEN, Jacques. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. (Org.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas: Papirus, 2002.