INTERFERÊNCIAS DO LIXO ELETRÔNICO NO AMBIENTE E NA QUALIDADE DE VIDA: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

José BOSLE, Lenir Rodrigues MINGHETTI,, Mauricio Luiz SOMENSI,

Resumo


Esse artigo propõe uma discussão a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e apresentação de uma boa ideia em busca de soluções para o lixo eletrônico de alunos do Curso Técnico de Segurança do trabalho do Cedup de Tubarão sobre a reciclagem de componentes do lixo eletrônico, reduzindo o impacto no ambiente. A mídia, por sua vez,  poderia  promover campanhas de conscientização dos problemas à saúde que os componentes químicos integrantes do lixo eletrônico, não somente apresentar novas macas ou produtos. Despertar o interesse em um novo estilo de vida com o consumo consciente, despertar o interesse da reciclagem e utilização dos materiais, principalmente dos aparelhos eletrônicos. Esse é também o papel da escola ao favorecer espaços para essa discussão e ação.


Palavras-chave


Lixo eletrônico. Meio Ambiente. Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, et al. Geração e destino dos resíduos eletrônicos de informática nas instituições de ensino superior de natal RN. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/395

BRAGA, Júlia. Obsolescência programada: o consumo exacerbado e o esgotamento de fontes naturais. Brasil - Revista - Meio ambiente - Goethe-Institut, 2012. Disponível em: http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/umw/pt10282568.htm Acesso em 01 de dez. de 2015.

CARPANEZ, J. 10 mandamentos do lixo eletrônico. In: http://g1.globo.com/noticias/tecnologia/0,,mul87082-6174,00 . acessado em 03 de outubro de 2007.

FREITAS, Lixo tecnologico e os impactos no meio ambiente

MACIEL, álan Cavalcante. Lixo Eletronico. ENIAC

MOI, Paula Cristina Pedroso; SOUZA, Ana Paula Silva de; OLIVEIRA, Milena Magalhães;

FAITTA, Amanda Cristina Jorge; REZENDE, Weverson Batista de; MOI, Gisele Pedroso e

FREIRE, Fernando Augusto De Lamonica. LIXO ELETRÔNICO: CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES. n. 7 (2012). SSN 1980-7341. Disponível em: http://www.periodicos.univag.com.br/index.php/CONNECTIONLINE/article/viewFile/105/390 Acesso em 01 de dez. de 2015.

OLIVEIRA. R .S; GOMES. . E. S; AFONSO. J. C.. O lixo eletrônico: uma abordagem para o ensino fundamental e médio. Revista Química nova na escola . V.32, n. 4,novembro,2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/06-RSA10109.pdf . Acesso: 12/12/15.

PINA; TEDESCO. Lixo eletrônico: o que fazer com os componentes eletrônicos

R. Y. NATUME. F.S.P. SANT ANA. Resíduos Eletroeletrônicos: Um Desafio Para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Terceiro Workshop Internacional em sustentabilidade. São Paulo.Brasil. Maio. 2011. Disponivel em: acesso: 12/12/15.

SILVA, LUIZ FERNANDES DA. O LIXO ELETRÔNICO NA CIDADE DE MUNHOZ DE MELLO - UM ESTUDO DE CASO. Monografia de Especialização em Gestão Pública, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá – 2011. Disponível em: Acesso em 01 de dez. de 2015.

W. G. R. NETO. ESTUDO DE CASO: GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Palmas 2009. Disponível em: http://www.catolica-to.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2009-1/4-periodo/Estudo_de_caso_gerenciamento_dos_residuos_provenientes_do_setor Acesso: 12/12/15.