INTERDISCIPLINARIDADE NA VIVÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Maiani Pereira das Rosa de LINS, Tatiane Muniz BARBOSA, Fernanda de Matias

Resumo


Entender o conceito de interdisciplinaridade e suas contribuições para o trabalho em saúde coletiva são desafios que se apresentam à atuação dos profissionais em saúde, e em razão disto, esta pesquisa teve por objetivo conhecer as vivências de profissionais que atuam em uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) a respeito da interdisciplinaridade no cotidiano da unidade de saúde. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 07 profissionais integrantes de uma equipe da ESF, dentre as profissões de medicina, enfermagem, odontologia, técnico(a) de enfermagem, agente comunitário(a) de saúde e auxiliar de consultório dentário, sendo que os dados obtidos foram submetidos à analise temática. Através das 05 categorias que surgiram da análise, percebe-se que o termo interdisciplinaridade é ainda novo e vem sendo confundido pelos profissionais com trabalho multidisciplinar. Ainda assim, a pesquisa revelou que mesmo havendo confusão entre interdisciplinaridade e trabalho multidisciplinar os profissionais destacam necessidades que possuem ligação com o que se pretende de um trabalho interdisciplinar. Desta forma, destaca-se a importância de novas pesquisas que tragam maior visibilidade a respeito da contribuição que o trabalho interdisciplinar pode trazer para a área da saúde e para os profissionais que nela atuam.

 


Palavras-chave


Equipe Interdisciplinar de Saúde, Saúde da Família, Saúde Coletiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. B. S.; ROCHA, P. M. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2007, p. 1-11.

ANDRADE, L. O. M.; BARRETO, I. C. H. C., BEZERRA, R.C. Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família. In: CAMPOS, G. W. S., MINAYO, M. C. S., AKERMAN, M.; JUNIOR, M. D.; CARVALHO, Y. M. (Org). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Ed Fiocruz, 2006.

BARROS, R. B.; BARROS de BARROS, M. E. Da dor ao prazer no trabalho. In: SANTOS FILHO, S. B.; BARROS de BARROS, M.E. (Org). Trabalhador da Saúde: muito prazer! Protagonismo dos trabalhadores na gestão do trabalho em saúde. Ijuí: Ed Unijuí, 2007. p.62-71.

CARVALHO, Y. M.; CECCIM, R. B. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: CAMPOS, G. W. S.; MINAYO, M. C. S.; AKERMAN, M.; JUNIOR, M. D.; CARVALHO, Y. M. (Org).

Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Ed Fiocruz, 2006. p.137-170.

CZERESNIA, D. O. Conceito de Saúde e a Diferença entre Prevenção e Promoção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Org). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p.39-53.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

FRANCO, T. B.; MERHY, E. E. Programa de Saúde da Família (PSF): contradições de um programa destinado à mudança do modelo tecnoassistencial. In: MERHY, E. E. (Org). O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. São Paulo: Hucitec, 2006. p.55-124.

GOMES, R.; DESLANDES, S. F. Interdisciplinaridade na saúde pública: um campo em construção. Revista latino-Americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, 1994, p. 1-7.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.

SANTOS, M. A. M.; CUTOLO, L. R. A. A interdisciplinaridade e o trabalho em equipe no Programa de Saúde da Família. Arquivos Catarinenses de Medicina. Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, 2004, p. 31-40.

SAUPE, R.; CUTOLO, L. R. A.; WENDHAUSEN, A. L. P; BENITO, G. A. V. Competência dos profissionais da saúde para o trabalho interdisciplinar. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 9, n. 18, 2005, p. 1-12.

WENDHAUSEN, A. L. P.; BARBOSA, T. M.; BORBA, M. C. Empoderamento e recursos para a participação em conselhos gestores. Saúde e Sociedade, Itajaí, v. 15, n. 3, 2006, p. 131-144.