EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Anne Carolina R. Klaar, Flávia Helena Fernandes Pereira

Resumo


Vivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano.

Palavras-chave


Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades

Texto completo:

PDF

Referências


APPLE, M.W. Profile of an Effective Teacherr. Personal Series 5001. 1996. Disponível em: . Acesso em: 26 maio. 2015.

ARRUDA, Marina Patrício. O paradigma emergente da educação: O professor como mediador de emoções. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2015.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2005.

BRASIL, Lei Nº 9. 394 Diretrizes e Base da Educação Nacional. Promulgada em 20/12/1996. Editora do Brasil.

COSTA, Thais Almeida. A noção de competência enquanto princípio de organização curricular. Disponível em: . Acesso em: 26 maio. 2015.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São

Paulo: Publisher Brasil, 2007.

GONÇALVES, M. F. C. “Se a professora me visse voando ia me pôr de castigo”: a representação da escola feita por alunos da periferia. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de. Educação Infantil: muitos olhares, São Paulo: Cotez, 2010

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. “escolarização e brincadeira na educação infantil”. In: SOUSA, Cynthia Pereira de (org). História da educação. Processos, práticas e saberes. São Paulo, Escrita, 1998ª, pp. 123-138.

LUCKESI, C. C. O papel da didática na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 1992

PERRENOUD, Phillipe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TESSARO, Nilza Sanches; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Auto-Avaliação Da Competência Para Ensinar: Estudo preliminar De Uma Escala. Disponível em: . Acesso em: 26 maio. 2015.

VYGOTSKY, Lev Semnovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.