COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Marines D Gonçalves

Resumo


Mediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, 2. Brasília: SEB, 2006.

________.Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Semtec, 1999.

________. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Semtec, 2002.

________. Educação Profissional Legislação Básica. Jan, 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/LegisBasica.pdf

COLL, C. S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pósmodernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.

________. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação.

LOPES, A.R.C ; SILVA, D.B.R. Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 7 No 1, 2007.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PERRENOUD, P. L. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

________. A Arte de construir competências. Revista Nova Escola. São Paulo, Abril Cultural, set. 2000.

RAMOS, M. N. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

RICARDO, E. C. As Ciências no ensino médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: da proposta à prática. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.10, n.35, p.141-160, 2002.

________. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 605-628, maio/ago. 2010.

RICARDO, E. C.; CUSTÓDIO, J. F.; REZENDE JUNIOR, M. F. Comentários sobre as Orientações Curriculares de 2006 para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 2, jun. de 2008.

RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. O Ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.19, n.3, p.351-370, dez. 2002.

ROPÉ, F., TANGUY, L. Introdução. In: ROPÉ, F., TANGUY, L. (Orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997.