CURRICULO POR COMPETÊNCIA: EDUCADORES E O DESAFIO DA REINVENÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS LIBERTADORAS?

Aurelio dos Santos Souza, Jane Terezinha de Souza Varela, Rodrigo Branco

Resumo


Ao pontuar o modelo de educação adotado pelo ministério da educação brasileiro, é possível identificar nitidamente as contribuições de Perrenoud (1999), que acena para um modelo educacional de currículo por competência. Partindo desta constatação, emergiu a curiosidade de se Conhecer  o entendimento dos educadores sobre as implicações teórico-metodológicas da ideia de currículo por competência. O objetivo deste artigo é apresentar alguns pontos que emergiram da fala dos educadores permitindo algumas reflexões. Tratou-se de um estudo de caso e para viabilizar seus objetivos, foi elaborado um quadro de categorização, fundamentado na leitura de documentos oficiais e artigos que respaldavam as principais ideias de Perrenoud (1999) sobre currículo por competência. Um questionário semi estruturado foi aplicado a quatro educadores de uma escola da rede pública e os dados colhidos e tratados pela análise de conteúdo tendo em vista a necessidade de identificar elementos que emergiram da fala dos professores sobre currículo por competência. Concluiu-se provisoriamente que esse processo possibilita a reformulação dos métodos de ensino e de novas formas de organização e de reinvenção de práticas educativas libertadoras para o encaminhamento de cidadãos ativos, críticos e capazes de melhorar o meio onde vivem.


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Referências


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