A PEDAGOGIA DA ESCUTA E O PAPEL DO ADULTO NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Raquel Barbosa Rocha

Resumo


Nesse artigo procuramos destacar o papel do adulto numa perspectiva de valorização da compreensão da cultura da infância, ou seja, a ideia que a criança, rompe conceitos educacionais tradicionais, caminha na direção de ser considerada cidadã atuante que cria, recria, imagina, descobre e aprende com os novos desafios, possuindo uma cultura própria. O objetivo desta pesquisa foi discutir alguns processos que envolvem o papel do adulto na construção do conhecimento das crianças, ao invés do foco em processos de apropriação de uma cultura já definida, ou da aquisição de conceitos, ou a formação do pensamento, ou ainda, valores produzidos no universo cultural dos adultos. no fato de relacionar-se com a criança como observador que acompanha suas descobertas com a intencionalidade de avançar em suas aprendizagens, a partir de contextos significativos e desafiadores, utilizando como processo a estética, as múltiplas linguagens, a escuta sensível, afetuosa, solidária, a observação respeitosa da cultura da infância. Como metodologia optamos por um estudo teórico com base em revisão de literatura, caracterizada como pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os aportes teóricos que contribuem para o aprofundamento e discussão do tema tem sua base principal em Garcia et al. (2018), Hoyuelos &Riera (2019)  e Vecchi (2017). Podemos considerar que o papel do adulto frente à criança envolve toda a complexidade contida no cotidiano escolar, uma vez que a dimensão estética, as múltiplas linguagens, as crianças, os ambientes, os materiais, seus pares e a família, formam uma rede de conexão que provocam novos desafios e novas aprendizagens. Sendo assim, a pedagogia da escuta e a escuta sensível podem favorecer a melhoria das condições de aprendizagem na educação infantil.


Palavras-chave


Pedagogia da Escuta. Escuta sensível. Papel do Adulto. Educação infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002. Série Pesquisa em Educação, v.3.

GARCIA, Joe. Convivência na Escola: Diferentes Olhares de Pesquisa. Joe Garcia (Org). e. ed. Curitiba: Editora UTP, 2016.

GARCIA, Joe & Outros. A Reinvenção da Educação Infantil: uma experiência de Reggio Emilia. Curitiba: Editora UTP, Coopselios, 2018.

HOYUELOS, Alfredo & RIERA, María Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. Tradução Bruna Heringer de Souza Villar – 1 ed. – São Paulo: Phorte, 2019.

LIBERALLI, Fernada Coelho. Formação Crítica de educadores: Questões fundamentais. Coleção: Novas Perspectivas em linguística aplicada. Vol. 8, Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho – 3. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. Tradução Thais Helena Bonini 1 ed São Paulo: Phorte, 2017.

ZERO, Project. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo / Reggio Children. Tradução Thaís Helena Bonini – 1. ed. – São Paulo: Phorte, 2014