UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICAS NA ARTE AFRO-BRASILEIRA DE LASAR SEGALL

Nanci Alves da Rosa, Renilda Aparecida Costa de Liz

Resumo


O presente artigo pretende refletir sobre obras do lituano Lasar Segall em sala de aula de modo a proporcionar aos educadores e estudantes embasamentos teórico-metodológicos sobre a arte afro-brasileira como expressão da identidade nacional. As gravuras e pinturas desse pintor retratam o cotidiano das pessoas afrodescendentes. Ter o negro como temática era algo inédito para época mas este pintor e seu trabalho ajudaram na transformação do olhar em relação aos grupos étnicos, suas pinturas da favela, a descoberta da cor são exemplos que apresentam altivez e a beleza do fenótipo africano. Fazendo uso de uma arte que surge na Europa no século XIX. Lasar aprendeu a valorizar os desenhos cubistas, a deformação dos traços e o subjetivo do tema, características da arte moderna, apropriando-se do estilo expressionista. Percebemos ao longo do trabalho, da observação e leitura das imagens deste artista vasto repertório onde se observa o interesse do artista na valorização e representatividade do povo negro, o pintor junta-se aos excluídos apostando na resistência e resiliência humana mostrando força e esperança na igualdade racial.

Palavras-chave


Lasar Segall. Arte afro-brasileira. Educação.

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Referências


OBRAS DE LASAR SEGALL:

Mae Preta(óleo,73X60) 1930.In: Gênios da pintura. São Paulo: Abril Cultural Ltda,1968.

Mangue (ponta seca s/papel,30X24)1927. In: CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro: Record, 2008

Menino com lagartixas (óleo s/tela, 98x61).1924. In:CENTRO CULTURAL FIESP. Segall realista. Rio de Janeiro: Ipsis Gráfica e Editora, 2008.

Morro Vermelho (óleo,115X95cm)1926. In: Genios da pintura.Sao Paulo:Abril Cultural Ltda,1968

Mulata com criança(óleo s/tela 68X55). In:CENTRO CULTURAL FIESP. Segall realista. Rio de Janeiro: Ipsis Gráfica e Editora, 2008.

Perfil de Zulmira (óleo s/tela,62X54cm). In: CENTRO CULTURAL FIESP. Segall realista. Rio de Janeiro: Ipsis Gráfica e Editora, 2008.

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