ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Marli Terezinha Paes Vieira, Regina Aparecida Corrêa

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas.  Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva.


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Referências


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