EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS A PARTIR DAS EXPRESSÕES MUSICAIS

Cristina Evelyn Macedo, Maria Eduarda Silveira

Resumo


O presente artigo apresentar a importância da música para as crianças da educação infantil de modo que elas protagonizam experiências significativas com as músicas a partir da produção de suas culturas em diferentes tempos e espaços, de modo que, essas culturas são produzidas pelas interações - das crianças entre si; e intergeracional - das crianças com a cultura adulta (SARMENTO, 2003), incluindo a cultura midiática. Essa experiência faz parte da disciplina de Estágio na Educação Infantil ofertado no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (SJ). Realizamos no Centro de Educação Infantil Ana Sperandio Battisti, localizado no município de SJ, em Santa Catarina (SC) com o grupo 6, com crianças de cinco a seis anos de idade. Foram realizadas sete observações, seis intervenções e uma devolutiva. É importante que como educadores possamos utilizar as observações como ponto de reflexão para nossa prática pedagógica visando o aprendizado de todas as crianças e, também, o nosso como docentes. Neste período desenvolvemos planejamentos relacionados a musicalização na Educação Infantil, através da construção de instrumentos musicais com o intuito de relacionar e explorar essa temática de forma lúdica e criativa. Foi possível compreender que este processo de ensino-aprendizagem exige que a criança desperte curiosidade pelo uso da música e dos instrumentos musicais através de motivacionais. Utilizamos contos infantis, coreografias, músicas, vídeos e até mesmo os próprios instrumentos apresentados de forma real.

 


Palavras-chave


Educação Infantil. Estágio. Musicalização. Música.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, P. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

BEINEKE, Viviane. Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais. Educação. Santa Maria, v. 37, n. 1, jan./abr. 2012. p. 45- 60.

BEYER, Esther. O formal e o informal na educação musical: o caso da educação infantil. In: IV Encontro Regional da ABEM-Sul e I Encontro do Laboratório de Ensino de Música. Santa Maria/RS, 23 a 25 mai 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Diretrizes para o atendimento de educação infantil. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 416-423.

BRITO, Teca Alencar de. O menino e a folha de capim: trajetórias do fazer musical da infância. Revista Educação. Santa Maria, v. 37, n. 1, jan./abr. 2012. p. 61-72.

CORSARO, Willian. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011

FELICIANO, S. Z. A música na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins, São Paulo. 2012.

FREITAS, A. C., et al,.. A contribuição da música na construção do conhecimento na educação infantil. Pedag. Ação. 2015;7(1). http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/11038/8838

GUIMARÃES, Daniela. Educação Infantil: espaços e experiências. In: CORSINO, Patrícia (Org.) Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP. Autores Associados, 2012. p. 89-99.

GOHN, M. G.; STAVACRAS, I. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica, vol. 12, núm. 2, julio-diciembre, 2010, pp. 85-103. Universidade Nove de Julho. São Paulo, Brasil

KRAMER, Sonia. De que professor precisamos para a Educação Infantil? Uma pergunta, várias respostas. In: ___ A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Dois pontos, 1984.

KUHLMANN JR., Moysés. O jardim de infância e a educação das crianças pobres: final do século XIX, início do século XX. In: MONARCA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira: 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção Educação Contemporânea).

LINO, Dulcimarta Lemos. Música, pesquisa e infância: cantorias do repente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 18, n.2, p.92-112, jul./dez. 2010a.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil... Mais que a atividade. A criança em foco. In: ___. Encontros e encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágio. Papirus, 2000.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil: mais que atividade. A criança em foco. 2012.

PACHECO, E.G. Educação musical na educação infantil: uma investigação-ação na formação e nas práticas das professoras. Mest. Educação. 2005.

PONSO, Caroline Cao. Música na escola: concepções de música das crianças no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2011.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança. Porto Alegre: Madiação, 1998.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho Portugal, 2002. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2012.

______. Imaginário e culturas da infância. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho Portugal, 2003. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2012.

______. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 91, maio/ago. 2005. 190

______. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2007.

SILVEIRA, L. V. Aulas de música na Escola Municipal Iraci Miranda Kruger: jogos no processo de musicalização infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Paraná. Matinhos, 2013.

SOUZA, E. C. Pontes e muros: pesquisa narrativa e trajetórias (auto) biográficas: o lugar da memória e a memória do lugar na educação rural. In: SOUZA, E. C.; BRAGANÇA, I. F. S. (Org.). Memória, dimensões sóciohistóricas e trajetórias de vida. Porto Alegre: Ed. da PUCRS; Natal: Ed. da UNEB, 2012. p. 33-56. (Coleção Pesquisa (Auto) Biográfica: Temas Transversais, 5).