REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Andréia Texeira Leão, Juliana dos Santos Martins, Síglia Pimentel Höher Camargo

Resumo


Algumas evidências demonstram que crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar comprometimentos nas funções executivas, que envolve inibição de respostas, planejamento e flexibilidade cognitiva. Nesse sentido, torna-se importante estratégias pedagógicas que possam favorecer o desenvolvimento e a participação das crianças com TEA no contexto escolar, como a autorregulação da aprendizagem. A autorregulação pode contribuir para o desempenho dos alunos com TEA na realização das tarefas escolares, pois implica o envolvimento ativo do aluno no seu processo de aprendizagem, através de um modelo cíclico que perpassa pelas fases de planejamento, execução e avaliação. A co-regulação apresenta-se como um suporte para este processo autorregulatório, fornecendo apoio para o estudante, através dos colegas, professores, ferramentas e recursos. Por isso, o objetivo deste artigo foi de verificar as contribuições dos estudos nacionais e internacionais que contemplem a co-regulação para o desenvolvimento de alunos com autismo. Foi realizada uma busca de estudos através dos Periódicos Capes, que resultou em sete estudos, que tinham como enfoque a regulação emocional das crianças com TEA, sendo que os papéis de agentes co-reguladores foram cumpridos pelos pais das crianças, em sua maioria. Através desta revisão, percebeu-se que o suporte dos pais e da professora foram importantes para a regulação emocional dos participantes com TEA. Atenta-se para a necessidade de mais estudos que investiguem o papel da co-regulação no contexto escolar, através dos professores, dos colegas e de outros materiais, visando a melhora de outros comportamentos como interação e participação das crianças com TEA.

Palavras-chave


Co-regulação. Transtorno do Espectro Autista. sala de aula.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BAKER, Jason K.; FENNING, Rachel M., Moffitt; Jacquelyn. A Cross-Sectional Examination of the Internalization of Emotion Co-regulatory Support in Children with ASD. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 49, 2019.

CZERMAINSKI, Fernanda; BOSA, Cleonice; SALLES, Jerusa. Funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo. Uma revisão. Psico., v.44, n.4,p.518-525,out/dez.2013.Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11878/10844

Acesso em: 03 fev. 2017.

FENNING, Raquel M.; BAKER, Jason K.; MOFFITT, Jacquelyn. intrinsic and extrinsic predictors of emotion regulation in children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, 2018.

GULSRUD, Amanda C; JAHROMI, Laudan B.; KASARI, Connie. The co-regulation of emotions between mothers and their children with autismo. Journal of autism and developmental disorders, v. 40, n. 2, p. 227-37, 2010.

GUTTENBERG, Yael; FELDMAN, Ruth; OSTFELD-ETZION, Sharon; LAOR, Nathaniel; GOLAN, Ofer. Self- and Co-regulation of Anger and Fear in Preschoolers with Autism Spectrum Disorders: The Role of Maternal Parenting Style and Temperament. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 9, p. 2004-3014, 2015.

HADWIN, A; OSHIGE, M. Self-Regulation, Coregulation, and Socially Shared Regulation: Exploring Perspectives of Social in Self- Regulated Learning Theory. Teachers College Record, Columbia, v.113, n.2, p.240-264, fev.2010.

HOBSON, Jessica A; TARVER, Laura; BEURKENS., Nicole; HOBSON, R. Peter. The relation between severity of autism and caregiver-child interaction: a study in the context of relationship development intervention. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 44, 2016.

MOREIRA. J. VEIGA SIMÃO. A.M. Oportunidades de autorregulação em contexto pré-escolar: percepções e práticas de educadores de infância. Educação e Pesquisa.v.45, 2019

PISCALHO, Isabel; SIMÃO, A. M. V. Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspectivas de investigadores e docentes. Interações, v.10, n.30, p.72-109, 2014.

RAMÃ, Irene; KONTU, Elina. Searching for pedagogical adaptations by exploring teacher's tacit knowledge and interactional co-regulation in the education of pupils with autism. European Journal of Special Needs Education, v. 27, n. 4, 2012.

ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A Escola comum Inclusiva. Brasília: SEE/UFC, 2010.

SAIZ,M. C; CARBONERO , M.M.A& ROMÁN, J M. Aprendizaje de habilidades de autorregulación em niños de 5 a 7 a años.Universitas Psychologica, [online]. V.13, p.369-380,2014

SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. Influencing children`s self-efficacy and self-regulation of reading and writing through modeling. Reading and Writing Quaterly, v.23, p.7-25, 2007.

TING, Victoria; WEISS, Jonathan A. Emotion Regulation and Parent Co-Regulation in Children with Autism Spectrum Disorder. Journal of autism and developmental disorders, v. 47, n.3, p. 680-689, 2017.

ZIMMERMAN, B. J. From Cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive Carrier path. Educational psychologist, v.48, n.3, p.135-147, 2013.