ADAPTAÇÃO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM TEA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Lisiane Machado de Oliveira Menegotto

Resumo


Esse artigo tem o objetivo é relatar uma experiência de adaptação curricular como facilitadora da inclusão escolar de um aluno acometido de TEA. Este trabalho é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Segundo Yin (2001), o estudo de caso é apropriado às pesquisas educacionais, uma vez que permite estudar um caso único, mas que, mesmo que não seja generalizável, pode ajudar a entender outros casos similares. Para esta pesquisa foi selecionado o caso de um aluno com TEA de nível 2. O aluno tem 11 anos e encontra-se no quarto ano do ensino fundamental de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir deste estudo de caso foi possível perceber o quanto a adaptação curricular pode interferir positivamente na inclusão escolar de alunos com TEA. O currículo individualizado coloca a professora titular como sabedora do que, e como ensinar o seu aluno, de forma a colocar o ensino na direção do que o aluno precisa e consegue aprender nesta fase do seu desenvolvimento, evitando a ansiedade por parte da docente e o desperdício de potencial do aluno. Inclusão escolar malsucedida é uma violência com a criança e pode ser evitada com medidas como a adaptação curricular.


Palavras-chave


Transtorno do Espectro autista. Inclusão Escolar. Adaptação Curricular.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, RS, LIMA RC, CRENZEL G, ABRANCHES CD DE. Pediatria. Psiquiatria da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016 250 p.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2014. 848 p.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto n° 6949/2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, 2009.

CARVALHO, Rosita Edler. A escola inclusiva como a que remove barreiras para a aprendizagem e para a participação de todos. In: Construindo as trilhas para a Inclusão. Márcio Gomes (org.). 2.ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p.36-50.

COUTINHO, Karyne Dias. Psicopedagogia e a produção dos escolares contemporâneos. In: SARAIVA, Karla; SANTOS, Iolanda Montano dos. (Orgs.). Educação Contemporânea e Artes de governar. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.

GUIJARRO, Rosa Blanco. La atención a la diversidad em el aula y las adaptaciones del currículo.In: COLL, Cézar; ULLASTRES, Alvaro Marchesi; PALACIOS, Jesús. Desarrollo psicológico y educación: v. 3. Transtornos del desarrollo y necessidades educativas especiales. Madrid: Editorial Alianza Psicologia, 1995.

HALPERN R. Transtorno do espectro autista. In: Manual de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Barueri, SP: Manole; 2015. p. 455–70.

KANDEL, Eric R.; Schwartz, James H.; Jessell, Thomas M.; Hudspeth, A. J. Princípios da Neurociência. 5ª edição. Editora: Artmed, 2014.

RIBEIRO TC, Casella CB, Polanczyk GV. Transtorno do Espectro do Autismo. In: Miotto E, Lucia M, Scaff M, editors. Neuropsicologia Clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Roca; 2017.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 5 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 1995.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin;

trad. Daniel Grassi- 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZWAIGENBAUM L, BAUMAN ML, STONE WL, YIRMIYA N, ESTES A, HANSEN RL, et al. Early Identification of Autism Spectrum Disorder: Recommendations for Practice and Research. Pediatrics. 2015; 136:S10-40.