AS AVENTURAS VIVENCIADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Gabriela Dutra Caldeira, Iza Vieira Bornazakis

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a questão da alfabetização no Brasil. Aborda o histórico encontrado no país, tendo como referencial Magda Soares, traz para pauta a construção da linguagem escrita, segundo Ferreiro & Teberosky e reflete sobre iniciativas criadas pelo governo federal e sua relação com as escolas de educação básica nas classes de alfabetização. Este embasamento teórico norteou nossas práticas no Programa Residência Pedagógica e nos leva a refletir sobre a formação de professores no curso de pedagogia. A tomada de consciência vem de iniciativas que nos dão contato com a realidade que iremos encontrar dentro de sala quando nós formos as professoras regentes, responsáveis pela formação das crianças. Saímos desta etapa de nossa formação com uma vontade de querer mais, de que podemos mais e de que somos capazes de mudar a vida das crianças, promovendo a elas que tenham a melhor etapa da sua vida escolar na classe de alfabetização.


Palavras-chave


Alfabetização; construção da linguagem escrita; Programa Residência pedagogia.

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