CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Karine Guasselli Souza, Ana Paula Mabilia, Sabrina Lopes Ern Bortolon, Marina Patricio de Arruda

Resumo


Este artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”.  Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud;  destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência.  Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto.  Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70. 2010.

BRASIL. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 2000.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013.