A DIMENSÃO ÉTICA DO CUIDADO DE SI E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO COM O SABER: A INTER-RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE

Cláudia Soave, Marina Patrício de Arruda

Resumo


O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a dimensão ética do cuidado de si, existente na inter-relação docente e discente, e sua influência na relação com o saber. A abordagem teórica embasa-se em fundamentos teóricos concernentes ao cuidado de si, à relação com o saber e à educação, presentes em obras de Michel Foucault, Bertrand Charlot e Edgar Morin. As formas de aprender são variadas e heterogêneas, aprendemos dentro e fora da escola. Nesse sentido, esse estudo permitiu-nos vislumbrar outras possibilidades de interlocuções, conectar autores para novos horizontes reflexivos face a uma sociedade em vertiginosa mudança e necessidades básicas relacionadas à saberes, amorosidade e cuidado com as pessoas. Por fim, destaca-se a necessidade de discussão de uma ética que se estabeleça entre docentes e discentes a partir do cuidado de si interligando à relação com o saber, em movimento contínuo e ininterrupto de formação humana.

Palavras-chave


Ética. Cuidado de si. Relação com o saber. Formação humana.

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