UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE, A PÓS-GRADUAÇÃO E O CAMPO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Walter Frantz

Resumo


Ao ler e refletir sobre o conteúdo de um tema de aula ou de palestra, não costumo ficar só no campo abstrato da reflexão. Busco fazer conexões com minha vida pessoal e coletiva. Procuro incorporar à reflexão meus lugares de vida: na sociedade, na universidade, na condição de cidadão, de professor, de membro de família. Tomo a liberdade de convidar vocês a pensarem sobre o que cada um/a entende ser uma universidade e o que nela faz. De tão primário que isso é, muitas vezes, em nosso dia-a-dia, não pensamos mais nisso. Minha visão não precisa ser a de vocês, mas, na condição de palestrante, é importante dar a conhecer o que penso sobre universidade. Hoje, desafios pontuais cedem lugar a uma consciência da necessidade de “um outro mundo possível”, transcendendo as questões específicas de indivíduos ou grupos sociais. Hoje, globaliza-se uma consciência por novos caminhos de vida. Os esforços da Pós-Graduação podem ganhar importância diante desse contexto, instituindo a interdisciplinaridade como modus operandi do ensino, pesquisa e extensão.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BUCCI, Eugênio e KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Uma temporada com Montaigne. São Paulo: Editora WMF Marins Fontes, 2015.

DARDOT, Pierre; LAVAL, CHRISTIAN. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

MAFRA, Jason. Utopia e projeto possível. In: TORRES, Carlos Alberto e outros. Reinventado Paulo Freire no século 21. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008, p. 9 - 40.

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

TREIN, Eunice; RODRIGUES, José. O mal-estar na Academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. In: Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set.-dez. 2011, p. 769-792.