ATUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL VOLTADA AOS MORADORES DE RUA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Resumo
Introdução: A População em Situação de Rua (PSR), é um grupo segregado da sociedade que vive em condições de extrema pobreza. Essa população apresenta agravos à saúde e está exposta à vulnerabilidade, mortalidade prematura e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Diante dessas condições, a relevância desta pesquisa se coloca pela possibilidade de reconhecimento dessa população e seus determinantes sociais. Objetivo: investigar a atuação dos serviços de assistência social voltados para a PSR por meio de uma revisão de escopo. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo, cujas bases de dados utilizadas foram: Pubmed, Scielo, Lilacs, Google Scholar, Open Grey e Scopus. Resultados: As buscas resultaram em 4.540 artigos, sendo retirados 60 duplicados. Após análise por título e resumo, restaram 15 artigos foram lidos na íntegra e apenas 11 foram elegíveis. Discussão: houve uma separação dos artigos selecionados que resultou em 3 temas: O perfil da população em situação de rua; Os serviços de assistência social e a PSR; e A atuação da assistência social na atenção básica. Conclusão: o foco principal é a garantia dos direitos da PSR. Os instrumentos utilizados para tal são vários, programas sociais, políticas instauradas, educação da comunidade, capacitação profissional e aprimoramento do vínculo entre paciente e profissional. É perceptível a necessidade de ampliação de políticas públicas que enfoquem na concessão dos seus direitos, além de encontrar estratégias para tirá-los das ruas e reintegrá-los na sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes, et al. Entre canteiros e nuvens, perigos e guarda-chuvas: A experiência de uma pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua, 2017.
BADARÓ E CALAIS, Mayra Oliveira da Rocha e Lara Brum. Serviços de acolhimento institucional e assistência social: reificação da exclusão ou promoção de autonomia?, 2019
BARATA, Rita Barradas, et al. Desigualdade social em saúde na população em situação de rua na cidade de São Paulo, 2015.
BRASIL. Há 32 milhões de crianças e adolescentes na pobreza no Brasil, alerta UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2023.
BRASIL. Manual sobre o cuidado à saúde junto à população em situação de rua. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Política Nacional para Inclusão Social da População em situação de Rua. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
BRASIL. Relatório “População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registro administrativo e sistemas do Governo Federal”. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 2023.
BRASIL. Saúde da população em situação de rua: um direito humano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRITO E SILVA, Cláudia e Lenir Nascimento da. População em situação de rua: estigmas, preconceitos e estratégias de cuidado em saúde, 2022.
BORYSOW, Igor da Costa, et al. Atenção à saúde de pessoas em situação de rua: estudo comparado de unidades móveis em Portugal, Estados Unidos e Brasil, 2017.
CERVIERI, Nayelen Brambila, et al. O acesso aos serviços de saúde na perspectiva de pessoas em situação de rua, 2019.
COLDIBELI, Larissa Pimenta, et al. Itinerários terapêuticos de mulheres em situação de rua: as múltiplas faces do cuidado, 2023.
COUTO, Joaquim Gabriel de Andrade, et al. Saúde da população em situação de rua: reflexões a partir da determinação social, 2023.
GONTIJO, Lucas Alves, et al. Atenção à saúde de pessoas em situação de rua no cotidiano da atenção primária: scoping review, 2023.
GRAMAJO, Carolina Simionki, et al. (Sobre)viver na rua: narrativas das pessoas em situação de rua sobre a rede de apoio, 2023.
LIMA, Virginia Serpa Correia, et al. Assistência Social Pública Brasileira: Uma Política da Autonomia, um Dispositivo Biopolítico, 2016.
QUEIROZ, Daniel, et al. A população em situação de rua: As estratégias de planejamento intersetorial para o cuidado em saúde, 2022.
REIS, Tomás Collodel Magalhães dos, et al. Redes sociais significativas de homens em situação de rua no sul do Brasil, 2020.
ROCHA E SOARES, Giuliana Barbosa da e Maria de Lourdes. A produção do conhecimento: população em situação de rua em debate, 2019.
SANTOS, Wendel Mombaque dos, et al. The Joanna Briggs Institute approach for systematic reviews, 2018.
SERAFINO E LUZ, Irene e Lila Cristina Xavier. Políticas para a população adulta em situação de rua: questões para debate, 2015.
SICARI, Aline Amaral, et al. Pessoas em Situação de Rua no Brasil: Revisão Sistemática, 2018.
SILVA E FOSSÁ, Andressa Henning e Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos, 2015.
SILVEIRA, Mônica Yumi Jardim da. O cuidado à saúde das pessoas em situação de rua: invisibilidade das ações intersetoriais na cidade de São Carlos - SP, 2016.
SOUZA, William Azevedo de, et al. Possibilidades nos Modos de Tratar a População em Situação de Rua, 2019.
TRICCO, Andrea C, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Lista de verificação e explicação, 2018.
VALE, Aléxa Rodrigues do, et al. “UPA é nós aqui mesmo”: as redes de apoio social no cuidado à saúde da população em situação de rua em um município de pequeno porte, 2019.
XIMENES, Verônica Morais, et al. Apoio social para pessoas em situação de rua: Interface com saúde, direitos humanos e dimensão subjetiva, 2021.