CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fabiani Aparecida Lourenço Silveira de Albuquerque, Flávia Muriel Mendes Ramos Moro

Resumo


Este artigo apresenta resultados decorrentes da pesquisa realizada sobre o tema construção de competências num centro de educação infantil municipal da cidade de Lages. O estudo objetivou conhecer a percepção dos conhecer a percepção dos professores da educação infantil sobre construção das competências e sua relação com o exercício na docência.  Neste âmbito, observamos que a escola que se preocupou ao longo de muitos anos em repassar conhecimentos, tem pela frente o desafio de preparar os professores para sociedade atual. Assim, ao abordarmos essa questão, nos deparamos com compreensões equivocadas acerca do conceito e  prática por competências por parte dos professores participantes da pesquisa. Esse processo educacional estruturado a partir de competências, instiga os educadores a recorrerem aos colegas para um exercício coletivo de aprendizado. Essa pesquisa teve um viés qualitativo com base no estudo de caso, o que  nos levou a refletir sobre a importância dos saberes experienciados e compartilhados pelos professores, entendendo que este é um caminho possível para o alcance da qualidade da prática pedagógica, autonomia e crítica para a reorganização da escola como um todo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001

Bardin, L.(2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais – Porto Alegre: Artmed, 2003.

LIMA, E. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação v. 29, n. 2. Educação/Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2004.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

______, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2007.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens.: Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido, (org.). Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2002, pp. 15-34.

SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por Competências: O que há de novo?. São Paulo: Artmed, 2011.

SILVA, Alex Costa & INFANTE-MALACHIAS, María Elena. REFLEXÕES SOBRE A CONVERGÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE EDGAR MORIN: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, 2012

http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/2155/1972, Acessado em 10/06/2015, 20:06.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GARCIA, Lenise. A. M. Competências e habilidades: você sabe lidar com isso? Disponível em: http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=36. Acesso em: UTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Exame . Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 10/06/2007.

LANTIMAN, Dayanni Ribeiro et all. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSIBILIDADES A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO, 2004.

http://www.facevv.edu.br/Revista/10/Artigo2.pdf. Acessado em 12/6/2015 16:24

LIMA, Elvira Souza. Indagações sobre currículo : currículo e desenvolvimento humano / [Elvira Souza Lima] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MORAES, Nayara Alano et all. O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E O TRABALHO PEDAGÓGICO, 2013.

http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2007/Nayara%20Alano%20Moraes.pdf. Acessado em 14/06/2015, 11:38

MORENO BAYARDO, M. G. (2005), Educación de calidad y competencias para la vida” en Educar n°. 24, Jalisco, México, 2005.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-competencias-e-saberes-docentes-para-a-educacao-inclusiva-de-alunos-com-altas-habilidades-superdotacao/31240/#ixzz3digGKnioPERRENOUD, Philipe . ENTREVISTA COM PHILIPE PERRENOUD, 2000. http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.html.

Acessado em 14/06/2015, 20:23

RAMALHO, Betânia Leite.; NUNEZ, Isauro Beutrám.; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor profissionalizar o ensino-perspectiva e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2004.

RAMOS, M. N. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.