Charge no ensino de língua portuguesa

Carmen Lucia Correa, Carolina Teles de Souza, Willian Inácio Ramos

Resumo


Este artigo tem como objetivo tratar sobre o uso de charges no ensino da língua portuguesa, sendo esta uma ferramenta que se mostrou extremamente útil na experiência do estágio obrigatório do curso de Letras. Percebe-se que a escola tradicional está cada vez mais defasada em uma época em que muito se exige do profissional da educação. Os alunos, devido às muitas mídias do mundo contemporâneo, procura o imediatismo e não se prende a conteúdos que julguem monótonos. Assim se torna imprescindível uma forma de movê-los a demonstrar que as aulas para serem proveitosas é essencial a participação de todos. Serão explanadas a questão teórica, evidenciando que este é um meio já consolidado entre os educadores, e a prática que foi realizada, com relatos de planejamento e execução até a devolução que confirmou a importância de se buscar meios diferenciados de se conduzir a educação.

Palavras-chave


Gêneros Textuais; Charges; Ensino-aprendizagem; Língua Portuguesa

Texto completo:

PDF


Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.