ARTICULANDO ARTE E MÚSICA: PLANTAR E TOCAR APRENDENDO MÚSICA COM A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO INSTRUMENTO MUSICAL

Vando Roberto de Oliveira, Lurdes Caron, Andrey Garcia Batista

Resumo


O Projeto de Pesquisa/Extensão intitulado: “Articulando Arte e música: Plantar e Tocar: Aprendendo música com a construção de seu próprio instrumento musical”, desenvolvido no município de São Joaquim em 2014-2015. Este projeto foi realizado em articulação com três escolas estaduais de educação básica: São José, Manuel Cruz e Martinho De Haro de São Joaquim – SC. Em média foram 40 alunos por escola. Um total de 120 alunos. Com o ensino da música as crianças da comunidade Joaquinense, desenvolvem suas potencialidades artísticas. A pesquisa partiu da problemática: Como ajudar os alunos da educação básica a cultivar árvores nativas do Planalto Serrano e construir o seu próprio instrumento musical, colaborando para que o mesmo aprenda música, participe de uma orquestra cultivando e valorizando a arte musical e as tradições do município? Teve como objetivo geral: oferecer subsídios para que a evasão escolar seja reduzida por meio da participação dos alunos nas aulas de música e na produção do próprio instrumento musical para o seu uso e atuação na orquestra da escola e por extensão, na comunidade joaquinense. Objetivos específicos: realizar palestras e oficinas orientando os alunos para aquisição do conhecimento no cultivo de plantas nativas do Planalto Serrano para a produção do instrumento musical e a aprendizagem da música; produzir o instrumento musical para o ensino da música, despertando o resgate e cultivo das tradições ambientais, culturais e musicais do município de São Joaquim; organizar uma orquestra de cordas com alunos de escolas de São Joaquim. A pesquisa é de abordagem qualitativa a partir da visão de Chizzotti (2005), Barros (2003) e outros. Contou com pesquisa bibliográfica e da prática comprobatória. A fundamentação teórica referente à música embasou-se em vários autores, dentre eles, destacam-se: Amaral (1991), Araújo (2008), Freire (2007), Batista (2009). A fabricação dos instrumentos musicais por meio da arte da lutheria se faz usando as técnicas herdadas dos grandes construtores do século XVII e XVIII, (1650-1750), transferindo ao aluno o conhecimento das peças do instrumento musical para que haja maior interação com o mesmo na sua execução e na preservação do meio ambiente. Com a arte da lutheria trabalhamos educação ambiental e como resultado, educandos obtiveram conhecimentos necessários sobre lutheria para produzir seu próprio instrumento musical e participarem de uma orquestra de cordas contribuindo para o resgate e o cultivo das tradições culturais do município, proporcionando aos educandos um espaço de desenvolvimento de suas potencialidades artísticas e colaborando para o resgate da cidadania. O conhecimento também foi produzido a partir das experiências e do desenvolvimento de uma conscientização pela preservação do ambiente.

Palavras-chave


Ensino da música. Educação Básica. Cidadania. Lutheria. Educação Ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Kleide Ferreira do. Pesquisa em música e Educação. Loyola: São Paulo, 1991.

ARAÚJO, Samuel; CAMBRIA, Vincenzo; PAZ, Gaspar Leal. Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BATISTA, Andrey Garcia. Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: Uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense. Dissertação de Mestrado em 2009 na UDESC/CEART/PPGMUS. Florianópolis, 2009.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo:Cortez, 2006.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUEDES, José Carlos de Souza. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012, 8α ed.

FREIRE, Vanda Lima Bellard, CAVAZOTTI, André. Música e Pesquisa: novas abordagens. Belo Horizonte: Escola e Música da UFMC, 2007.

FREIRE, Vanda L. B. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992. (Tese de Doutorado). (Exceto o Capítulo II.).

GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ILARI, Beatriz, BROOCK, Angelina (orgs.) Música e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2013.

HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1988.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

KERMAN, Joseph. Análise, teoria e música nova (Capítulo 3). In: Musicologia. Martins Fontes, São Paulo, 1987.

PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX. Brasília: Musimed, 2000.

PIANA, Giovanni. Tempo. In: A filosofia da música. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna, 2003. (Capítulos 1 e 3).

Sites

http://www.dicionarioinformal.com.br/luthieria/ acesso em 10/12/2014

https://br.toluna.com/opinions/1311913/Voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-um-Luthier,-o-que-ele-faz-e-qual-a-origem-da-palavra. Acesso em 08/04/2014.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/obituario/eugenio-coletti-23983.html Acesso em 10/12/2014.