A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES

Cristian Roberto Antunes de Oliveira, Evelyn Diconcili Caetano, Lucia Ceccato de Lima

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto.  O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes.


Palavras-chave


Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA et al., Educação para inteireza: um caminho para a reforma da educação e do pensamento. Revistas-Unimep, v.32 n.4. p.7 –; 2008. Acesso em: 05 jun. 2017.

BAGNO, Marcos. A pesquisa na Escola, o que é e como se faz. Edições Loyola, 2000.

DEMO, Pedro. ABC Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico São Paulo: Papirus,1995.

DEMO, Pedro. ABC Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico São Paulo: Papirus, 2005.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, M. G. Movimentos sociais na contemporaneidade. In: Revista Brasileira de Educação. V.1 n.47 maio – ago. 2011. ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. (p.333-361).

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3a edição revisada e atualizada. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Laboratório de Ensino a Distância. 2001. 121 páginas.

MORIN, disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf - acesso: 07/05/17.

MORIN, Edgar. Os sete saberes à educação do futuro. SP: Cortez, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2000.

NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. www.tvebrasil.com/br/salto/entrevi, 09/10/2009. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001.

_____.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

ed.São Paulo: Paz e Terra, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saberes. Ano

VYGOTSKY, L. S.Pensamiento y lenguaje. La Habana: Edición Revolucionaria, 1968.