GÊNERO E PUBLICIDADE: QUESTÕES DE ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DA IDENTIDADE FEMININA

Angela Mari Mattos Pereira Schwahn, Geraldo Augusto Locks, Mareli Eliane Graupe

Resumo


O presente artigo busca discutir a representação da figura feminina na publicidade. Tem como objetivo analisar sob o cenário publicitário como é percebida sua imagem neste meio, no que tange aspectos da imagem abusiva e desrespeitosa da mulher. Nesta pesquisa adotamos como referencial teórico Louro (2012), Geertz (1978), e Silva (2000) numa perspectiva qualitativa. Procuramos analisar como é a representação feminina no meio publicitário, sendo muitas vezes utilizada como objeto de sexualidade que induz ao prazer, ao desejo e ao erotismo masculino sobre os corpos femininos, sendo exibida em anúncios, digamos, não muito edificantes para o papel da mulher em nossa sociedade. A popularização das industrias gera o consumismo e ao mesmo tempo o apelo dos meios publicitários que recorrem para a representatividade dos corpos para promover determinados produtos.

Palavras-chave


Gênero. Publicidade. Identidade.

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