OS SABERES E FAZERES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM AS MÍDIAS

izabel cristina FEIJÓ, Grasielli Olivia da Rosa, Pâmela Fabíula Terres de Souza, Regiane Aparecida Constante

Resumo


Pretende-se com esse artigo conhecer quais os tipos de mídias que vem sendo utilizadas na atualidade da educação infantil nas instituições. Desejamos saber como é utilizado às mídias dentro das salas de aula no dia a dia das instituições. Desse modo para alcançarmos o nosso objetivo foi realizado um questionário em duas instituições uma privada e uma pública, possibilitando assim conhecer um pouco mais sobre os sabres e fazeres docentes na educação infantil com relação as mídias. Percebemos que as professoras desejam que seus alunos estejam presentes na evolução contínua da mídia, e orientam também, que para cada idade há uma forma de mostrar as mídias, tendo sempre que estar de olho principalmente quando utilizam a internet, e alguns programas de televisão. Há uma orientação aos pais também para que estejam presentes no momento em que as crianças estão navegando na internet. Certamente há um grande cuidado ao utilizar as mídias na educação, os professores tem que estar atentos e informar aos alunos que como há benefícios, também podem haver malefícios ao utilizar as mídias. Então nosso papel seria orientar e mostrar ambos os lados. Com a pesquisa utilizada, podemos ver que as mídias estão presentes na sala de aula, em forma benéfica, como estão presentes na vida social do aluno, ela realmente tem que estar presente no contexto escolar. Tendo muito ou pouco recurso, o mundo está em evolução, então nossos alunos tem que estar presentes e se beneficiando disto. 


Palavras-chave


Educação Infantil, Mídias, Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


GIRARDELLO, G. Produção cultural infantil diante da tela: da TV à Internet. In: XXVIII Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu, MG. Anais da XXVIII Reunião Anual da ANPED (CD-ROM), 2005.

PONTES, Aldo. A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para formação e prática docentes

MARTINS, L. T.; CASTRO, L. R. de (2011). Crianças na contemporaneidade: entre as demandas da vida escolar e da sociedade tecnológica. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 2 (9), pp. 619 – 634

MONTEIRO. Victor, A importância de utilizar as mídias na educação.

http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2

Gilvana Costa Barbosa1, Márcia Maria Guimarães de Almeida Ferreira2, Luzineide Miranda Borges3, Adilson Gomes dos Santos4 TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distancia. Florianópolis/SC, 05- 08 de agosto de 2014 - UNIREDE




Diretos Autorais

 

A revista Gepesvida é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. 

 Dessa maneira, as Revistas Eletrônicas do ICEP buscam agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.


O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.