TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO

Francisnaide dos Santos Souza, Viviane Borges Dias

Resumo


A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão.

 


Palavras-chave


Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências.

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