INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Bibiana Vieira Mattos Fernandes, Odimar Lorenset

Resumo


O presente artigo tem como temática a inclusão da criança com Deficiência Múltipla (DM) na escola regular na perspectiva inclusiva. Visou-se mais especificamente analisar os desafios e as possibilidades para a inclusão da criança com DM na sala de aula do 1º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública regular. Para tanto, remontaram-se registros de um projeto desenvolvido com uma turma de 1º Ano antes do período pandêmico, que tinha como intencionalidade a integração das crianças a partir do tema “diferença e respeito”. A pesquisa fundamentou-se em autores como Mantoan (2003), Silveira e Neves (2006), Rocha e Pletsch (2015), entre outros. Pode-se concluir que DM não pode ser simplesmente considerada como um dos atributos inerentes às pessoas que são reconhecidas e consideradas como deficientes, elas precisam ter seus direitos garantidos, inclusive o de serem incluídas na escola pública regular. Dentre as dificuldades, destacam-se de imediato as enfrentadas pelos professores que atuam nesta área, como: a falta de material adequado; poucos recursos financeiros para adquirir material e; a ausência de formação específica para melhor mediar a criança com DM na sala de aula e na escola. Por outro lado, se faz notar que com acolhida por parte dos profissionais da educação e dos colegas de sala, com a flexibilização do currículo e com o uso do material adequado, como o material sensorial, é possível incluir a criança com DM na sala de aula regular e na escola.


Palavras-chave


Deficiência Múltipla; Educação Especial; Inclusão.

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