EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA SAÚDE COMO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO POR EXCELÊNCIA

Aline Moreschi Vivan, Geraldo Antônio da Rosa

Resumo


O presente artigo traz um recorte de minha dissertação, a qual investiga de que maneira a mediação pedagógica na educação pré-natal pode contribuir a partir da perspectiva de uma educação popular. Busca-se pensar em possibilidades de apoio e potencialização do objeto de estudo que investiga os princípios, as práticas de cuidado com os usuários frente aos programas de saúde pública, além de analisar a importância do pedagogo e sua atuação, com vistas a fortalecer e expandir vínculos dentro da perspectiva da educação popular. Tal educação é propulsora e busca superar a desigualdade, enfatizando e preconizando espaços acolhedores, de participação, compreendida pelo trabalho social com intenção e direcionamento. Este artigo traz uma visão investigativa, de escuta atenta e aberta, ao mesmo tempo humana, que constrói novos sentidos e práticas a partir da atuação do pedagogo e que impulsionam e promovem a contribuição ao Sistema Único de Saúde. Propõem-se, também, mudanças na área educacional, a partir do trabalho desenvolvido por esse pedagogo frente à educação popular, defendendo a liberdade e a autonomia trazidas por Freire. Freire ajuda-nos a refletir sobre o sujeito, acerca da dimensão humana e social; é preciso refletir sobre as políticas propostas, tanto em âmbito educacional quanto social. Procura-se o melhor aos sujeitos sempre, por meio de criação de políticas públicas que emergem de discussões, novas organizações e constantes mudanças.


Palavras-chave


Pedagogo, Educação Pré-Natal, Educação Popular.

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